ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Veto à proibição de animais em circos e rodeios causa polêmica em Contagem

23 de março de 2016, por Leandro Perché

No final do ano passado, o prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), vetou totalmente um projeto de lei (PL) aprovado em outubro na Câmara Municipal que proibia a utilização de animais em circos, rodeios e outros espetáculos. Em pauta na plenária desta semana, o veto total ao PL 074/2013 gerou polêmica e foi amplamente debatido pelos vereadores, sob manifestação de grupos de defesa dos animais e do meio ambiente, presentes nas galerias da Casa.

O autor do projeto, vereador Daniel Carvalho (PV), pediu a palavra para defender a derrubada imediata do veto, devido à importância da iniciativa. “O que se busca com a referida lei é o alinhamento da nossa cidade com práticas mais condizentes com a preservação do bem-estar do animal, condutas que vêm sendo adotadas em vários países e cidades, cuja legislação moderna visa à extinção de práticas que geram no animal dor e sofrimento”. E acrescentou que o projeto não pretende acabar com manifestações culturais arraigadas em Contagem, como as cavalgadas.

No entanto, em seguida, o presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), informou que havia acatado um pedido de vista – interrupção de tramitação do projeto por 72 horas – para melhor avaliação da matéria. Ele explicou que, pelo fato de haver outro projeto do mesmo tema em tramitação, também proposto por Daniel Carvalho e com pareceres contrários, poderia haver conflito do ponto de vista jurídico.

O vereador Fredim Carneiro (PSDB), por sua vez, discordou do adiamento da votação e defendeu a derrubada imediata do veto, entendendo que o outro projeto sobre o tema não atrapalharia a tramitação deste. O parlamentar citou um abaixo-assinado com mais de 7 mil assinaturas pedindo o fim dos rodeios em Contagem, e criticou duramente a Prefeitura, sugerindo que o veto teria sido uma iniciativa voltada para beneficiar apenas empresários que fazem rodeios e festas na cidade, em detrimento à saúde animal.

Manifestações infrutíferas

125 (Copy)

Seguindo o debate, o vereador Decinho Camargos (PHS) explicou que pediu vistas à votação do veto, pelo fato de vários vereadores terem apresentado dúvidas sobre o conteúdo dos projetos. Exaltou sua importância para a preservação da saúde animal, mas expôs a necessidade de mais esclarecimentos antes de sua apreciação.

William Barreiro (PSB) disse não entender as razões para a não apreciação do veto, diante da importância do PL em coibir os maus-tratos contra os animais em Contagem, e dos pareceres favoráveis das comissões e da Procuradoria Geral da Câmara. Ele chegou a sugerir que Daniel retirasse o outro projeto de tramitação, para priorizar este – o que foi negado pelo autor, sob a justificativa de que o outro PL é mais abrangente.

Outros vereadores defenderam que o veto deveria ser apreciado nas próximas semanas, incluindo Ivayr Soalheiro (PDT), que ressaltou a necessidade de dirimir as dúvidas sobre ele, e sugeriu a votação em abril, após o período de trocas de partido, para que o resultado não fosse influenciado por esse processo. Zé Antônio (PT) apontou que mal-entendidos gerados pelo projeto na população rural e entre os participantes de cavalgadas devem ser superados antes da apreciação do veto.

Beto Diniz (PV) exaltou o projeto e, em sintonia com a insistência de Daniel Carvalho, defendeu a derrubada imediata do veto do prefeito. Alex Chiodi (SD) opinou que a mudança de data de votação não mudará a posição dos vereadores sobre o projeto – “aprovamos o projeto por unanimidade, e não tenho dúvida que esta Casa votará contra o veto” -; e declarou que o debate já teria esclarecido as dúvidas. Diante disso, Decinho se dispôs a retirar o pedido de vista, para que o veto fosse votado.

No entanto, o presidente da Câmara declarou que manteria o pedido de vista, por orientação do setor jurídico da Casa, ressaltando que o veto pode voltar à pauta na próxima semana, mas não quis garantir uma data exata para sua votação. Insatisfeito, o público reagiu negativamente ao adiamento da votação.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem