ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Primeira plenária pós-eleições tem presença de três novos vereadores eleitos

5 de outubro, por Leandro Perché

Tristeza para uns, alegria para outros. Esse foi o tom da reunião ordinária da Câmara Municipal de Contagem realizada nesta terça-feira (04), a primeira após as eleições. Os sorrisos abertos dos vereadores reeleitos no último domingo contrastavam com os tímidos sorrisos daqueles que perderam nas urnas. E quase não se falou de outra coisa, senão dos resultados nas urnas e da renovação de mais de 50% da Casa Legislativa – apenas 10 dos 21 vereadores foram reeleitos.

Na ocasião, três dos 11 novos vereadores eleitos para o período de 2017 a 2020 marcaram presença. Bruno Barreiro (PV), Daniel do Irineu (PP) e João Bosco New Texas (PMN) foram cumprimentados pelos atuais parlamentares e assistiram a reunião das cadeiras de honra.

Bruno é filho do atual vereador William Barreiro (PSB), que disputa o segundo turno como candidato a vice-prefeito de Contagem; Daniel também substituirá seu pai na Câmara, o vereador Professor Irineu Inácio, que não concorreu a nenhum cargo nessas eleições. O empresário João Bosco, por sua vez, cumprirá seu segundo mandato nesta Casa, visto que foi vereador no período entre os anos de 2009 e 2012.

Vereadores exaltam atual legislatura

Na reunião, William Barreiro falou da necessidade de uma mudança de mentalidade dos eleitos, voltando a ação política mais para o bem estar da população, buscando atender as necessidades dos mais humildes, com respeito e dignidade. Ele também reconheceu o trabalho de cada vereador desta legislatura, e exaltou a figura de Rodinei Ferreira (PSD), que foi derrotado na eleição para prefeito.

“O legislativo municipal é uma escola para qualquer político, pois você lida direto com o cidadão, você é o para-choque e é aquele que toma as pancadas. Devo dizer que aqueles que não conseguiram a reeleição também são vencedores, pois fizeram parte desta Casa e representaram o povo de Contagem dignamente. O povo reconheceu, pois a maioria dos que não continuarão também teve votação expressiva”.

Daniel Carvalho (PV), que conseguiu a reeleição, além de Beto Diniz (PV) e Irineu Inácio, que não disputaram a eleição, também destacaram a atuação dos atuais vereadores e a determinação de cada um nas eleições – citando o vereador Rodinei como exemplo -, e deram boas vindas aos novos eleitos. Beto também criticou a administração municipal e sua relação com os vereadores mais críticos à sua gestão.

Processo eleitoral e descrédito

Caxicó (PPS), Alex Chiodi (SD) e Arnaldo de Oliveira (PTB) falaram do processo eleitoral, das dificuldades de cada candidato e da tristeza em não ter, na próxima legislatura, vereadores com trabalhos de destaque nos últimos anos na Câmara. Arnaldo ressaltou, ainda, a importância de se realizar uma reforma política que reduza a quantidade de partidos e permita uma disputa mais justa entre os candidatos.

“Contagem tem um exemplo de legislativo, ao qual me orgulho de fazer parte. Sempre tivemos debate de ideias entre situação e oposição, muitas vezes de projetos antagônicos, mas com muito respeito. Quero parabenizar a todos que cumprem esse mandato, citando o Beto, o Irineu, William, o Rodinei, que não disputaram as eleições do legislativo, e o presidente Teteco que contribuiu muito”, concluiu Arnaldo.

Por fim, Irineu e Chiodi lamentaram a grande abstenção registrada nas eleições em todo o Brasil. “O que aconteceu nessas eleições foi a falta de vontade da população em ir votar – em alguns lugares, houve mais de 40% de abstenção e votos em branco e nulo. Isso mostra que esse modelo está falido, e que o povo brasileiro não aceita este caminho que tomou a política brasileira. É preciso uma mudança de mentalidade, do sistema e de ação política, para não continuarmos com esse descrédito”, destacou Irineu.

  • Assista a reunião na íntegra no canal da Câmara no YouTube.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem