Estreante no Campeonato Estadual de Basquete, a equipe do Contagem Towers já conseguiu o título mineiro, ao vencer pela segunda vez, no último domingo (16), o tradicional time do Minas Tênis Clube. A façanha foi muito comemorada e comentada entre os vereadores na plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem.
O vereador William Barreiro (PSB) foi o primeiro a ressaltar o feito, ao dar destaque a uma moção em homenagem à equipe. Citando renomados atletas contagenses como Borrachinha, do MMA, e Lucarelli, do vôlei, o parlamentar criticou a falta de apoio ao esporte no município e afirmou que conquistas como essa têm ainda mais valor.
“Não poderia deixar de homenagear profissionais e atletas de Contagem que, sem contar com apoio do poder público e sem estrutura nenhuma, levam o nome do município para todo o Brasil e até para o mundo”, destacou William. “E, nesta manhã, falo principalmente de um time que foi criado há dois meses e nem local de treinamento tinha, mas que foi campeão estadual de basquete, disputando com times tradicionais como o Minas Tênis, o Olympico, o Mackenzie”, completou o parlamentar.
William parabenizou o candidato derrotado à Prefeitura de Contagem, Kaka Menezes, criador do time de basquete, o treinador Alexandre Arantes, e todos os jogadores. E lembrou o apoio da iniciativa privada, citando as empresas Vilma Alimentos, Boreda e Emifor, que compuseram o nome-patrocínio da equipe.
Os vereadores Paulo Prado (PV), Daniel Carvalho (PV), Fredim Carneiro (PSDB) e Professor Irineu também falaram sobre o assunto, exaltando o feito e ressaltando a necessidade de mais apoio para o esporte no município. “Contagem nunca teve um time de basquete campeão mineiro, e com vários atletas da nossa cidade. Só ficamos tristes de não conseguirmos assistir nem a final em nossa cidade, pois o time lutou com dificuldades, com recursos de empresas, mas sem o reconhecimento dos gestores do município”, disse Prado.
Irineu apontou que “o que mais chamou atenção foi a coragem do investimento no esporte e nas pessoas, o que culminou nesta bela trajetória e na conquista tão importante para a cidade”; e acrescentou que “só vamos começar a mudar quando investirmos nas questões sociais, passando pela educação e pelo esporte, que são transformadores”. Fredim e Daniel preferiram elogiar os trabalhos sociais de Kaka Menezes no combate e prevenção às drogas e no incentivo ao esporte, e criticar a gestão municipal.
Kaka Menezes na Tribuna
Na Tribuna Livre, o criador do Contagem Towers e ex-jogador profissional de basquete Kaka Menezes agradeceu os vereadores pelas palavras e falou sobre o tratamento de dependentes químicos e a importância social do esporte. Ele é fundador da ONG “Ele Clama”, comunidade que acolhe, trata e reintegra pessoas com dependência química; um dos fundadores do Centro de Referência para População de Rua de Contagem, e participa há três mandatos do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
Kaka destacou que “a violência e os índices de mortalidade no nosso país estão diretamente ligados ao uso abusivo e ao tráfico de drogas” e, por isso, defendeu um cuidado integral com o problema, passando por políticas sociais de prevenção, de tratamento do dependente químico e de sua reinserção na sociedade. Sobre a prevenção, ele ressaltou a importância do esporte, e revelou que essa foi a inspiração para o nascimento do Contagem Towers.
“A ideia desse time no meu coração nasceu com o objetivo único de promover o esporte e, a partir dele, fazer a nossa parte para alterar uma realidade terrível do nosso país, de que morrem 300 jovens negros a cada dois dias no Brasil. Acreditamos que não existem políticas públicas suficientes no nosso país para poder combater e resolver esse problema”, disse Kaka.
Ele explicou que o símbolo do Contagem Towers é um personagem rastafári com uma bola na mão, para valorizar o papel social do esporte, e que contém as torres da cidade, representando a força da sua indústria e de sua potencialidade econômica. Assim, a equipe de basquete buscaria “criar essa identidade com a cidade e ser um espelho para as periferias de Contagem”. Falou também da ideia da busca de patrocínio com as empresas do município, e de valorizar atletas contagenses.
“Esse time, que nos deu tantas alegrias, vai continuar e, se Deus quiser, seremos campeões brasileiros, da NBB. Muito obrigado pelas homenagens!”, concluiu.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...