ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse na Câmara de Contagem

2 de janeiro, por lorena.carazza

Foi empossada na tarde de ontem (01) a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Contagem, além do prefeito Alex de Freitas (PSDB) e do vice-prefeito e ex-vereador William Barreiro (PSB). Os parlamentares, assim como o prefeito e o vice, terão seus mandatos vigentes até o dia 31 de dezembro de 2020.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a deputada estadual Marília Campos (PT), o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, além do ex-prefeito de Belo Horizonte e correligionário do vice William Barreiro, Márcio Lacerda.

O público lotou as galerias da Casa e uma estrutura foi montada do lado de fora da Câmara, onde cerca de 400 pessoas puderam acompanhar ao vivo a posse dos eleitos no pleito municipal de 2016.

Além da posse dos parlamentares, do prefeito e do vice, aconteceu também a eleição da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2017/2018. A única chapa concorrente teve o voto dos 21 vereadores. Presidida agora pelo vereador Daniel Carvalho (PV), a mesa diretora é composta também por Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT) como vice-presidente; Capitão Fontes (PMDB) como 1º secretário; Glória da Aposentadoria (PRB) como 2º vice-presidente e Leo Motta (PSDC) como 2º secretário.

Em um discurso emocionado, Daniel Carvalho agradeceu à sua equipe, amigos e familiares pela força e trabalho e fez uma breve retrospectiva de sua caminhada política até sua eleição como presidente do Legislativo municipal. Ele, que nas eleições de 2012 ficou como suplente do então vereador Ricardo Faria, só assumiu a titularidade do cargo quando Faria saiu para ser secretário Municipal de Saúde e, mais tarde, quando foi eleito deputado estadual.

“Trabalhamos muito, eu e minha equipe, e decidimos disputar a eleição para vereador mais uma vez. Desta vez [em 2016], foi diferente. A população contagense entendeu nossas propostas e fui eleito com uma das cinco maiores votações do município”, destacou Daniel, lembrando seu expressivo número de votos no pleito do ano passado.

Além disso, o novo presidente da Câmara Municipal de Contagem firmou o compromisso com a sociedade, “colocando os problemas coletivos como os primeiros a serem priorizados”. Daniel falou também sobre a necessidade de dinamizar e otimizar os trabalhos da Câmara, e garantiu “não abrir mão” da autonomia do parlamento em relação à Prefeitura. “Mas vamos continuar a estreitar os nossos laços com o Executivo, tentado dar o suporte necessário para uma boa governança”, finalizou.

Prefeito fala sobre a polêmica do IPTU

“Posso, de fato, perder a popularidade momentaneamente, mas não vou perder o sentido deste governo, que é a esperança”. Essas foram as palavras de Alex ao fazer uma análise sobre o assunto que tomou conta das ruas e das redes sociais nos últimos dias.

Depois de empossado e de proferir o juramento, o prefeito fez o seu discurso, que se baseou em agradecimentos e no polêmico assunto, sobre o qual falou pela primeira vez em público: o da volta da cobrança do IPTU residencial.

Em suma, Alex afirmou que durante sua campanha, quando registrou em cartório, junto com William Barreiro, o compromisso de continuar com a isenção do imposto, não tinha conhecimento sobre a notificação do Ministério Público sobre a ilegalidade da prática.

Foi categórico, então, ao atribuir a culpa da situação ao ex-prefeito Carlin Moura e sua equipe: “a responsabilidade de esconder um ano o debate sobre o IPTU foi dessa turma que deixa hoje o governo”, acusou Alex, ao esclarecer que a notificação do MP chegou às mãos da equipe de governo do PCdoB no começo de 2016.

Apesar de dizer que concorda com a indignação pública no que diz respeito à falta de diálogo com a população sobre o tema, afirmou que não havia tempo hábil para que esta discussão fosse feita antes da votação do projeto. Para Alex, os 16 vereadores que votaram a favor da emenda que revoga a isenção do IPTU residencial foram corajosos e “tiveram a coragem histórica de, no momento certo, escolher entre ser mais popular ou mais justo com a cidade”.

Logo após a solenidade na Câmara, o prefeito, o vice e os vereadores seguiram para a Prefeitura de Contagem, onde aconteceu a transmissão de cargo e a posse dos secretários e secretários adjuntos de Contagem.

Confira os 21 novos vereadores de Contagem:

Vereador Alexandre Alves Teodoro de Sousa – “Xexeu” – PTB

Vereador Alexsander Chiodi Maia – “Alex Chiodi” – SD

Vereador Arnaldo Luiz de Oliveira – PTB

Vereador Bruno Braga Batista – “Bruno Barreiro” – PV

Vereador Cláudio Santos Fontes – “Capitão Fontes” – PMDB

Vereador Daniel Flávio de Moura Carvalho – PV

Vereador Daniel Pereira Fonseca Silva – PP

Vereador Eliel Márcio do Carmo – “Léo Motta” – PSDC

Vereador Gil Antônio Diniz – “ Teteco” – PMDB

Vereadora Glória de Fátima Lopes Pena – “Glória da Aposentadoria” – PRB

Vereador Itamar dos Santos da Silva – “Pastor Itamar” – PRB

Vereador Ivayr Nunes Soalheiro – PDT

Vereador Jair Rodrigues da Costa –“ Jair Tropical” – PCdoB

Vereador Jerson Braga Maia – “Caxicó” – PPS

Vereador João Bosco Câncio –“João Bosco New Texas” – PMN

Vereador José Antônio Procópio de Almeida – “Zé Antônio do Hospital Santa Helena”- PT

Vereador José Carlos Carneiro Gomes – PTdoB

Vereador Marcos Vinicius Rangel Faria – “Vinicius Faria” – PCdoB

Vereador Rogério Braz de Almeida – “Rogério Marreco” – PCdoB

Vereadora Silvia da Cruz Messias – “Silvinha Dudu” PCdoB

Vereador Wellington Moreira Lamy –  “Dr. Wellington Ortopedista” – PDT

 

Clique aqui e veja a galeria de fotos da cerimônia de posse.

 

 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem