ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

EDUARDO CAMPOS RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA DE CONTAGEM

7 de maio, por lorena.carazza

O ex-governador de Pernambuco e pré-candidato ao Governo Federal, Eduardo Campos (PSB), recebeu o título de Cidadania Honorária de Contagem nesta segunda-feira (05). O projeto de resolução que outorgou o título ao ex-governador é de autoria dos vereadores Fredim (PROS) e Caxicó (PPS).

Minutos antes do início da solenidade, que aconteceu no plenário da Câmara, Eduardo Campos, que também é presidente do PSB nacional, empossou a diretoria do partido em Contagem. A Executiva Municipal do PSB é presidida pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Alexis de Freitas, e tem como vice-presidente o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago.

A abertura da solenidade de entrega do título de Cidadania Honorária foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB). Logo depois, o vereador Fredim discursou sobre a satisfação em receber Eduardo Campos no município e leu um breve histórico pessoal e político do ex-governador.

“Eu poderia discorrer sobre seu currículo por mais de uma hora. Certamente, estamos na frente de um parceiro de Minas Gerais, (…) estamos diante de uma das maiores lideranças políticas do nosso País”, declarou o parlamentar. Por fim, Fredim pediu a Campos que incluísse em seu programa de governo a reforma do sistema prisional, que hoje é “incapaz de ressocializar delinquentes contumazes”, de acordo com o vereador.

Em nome da diretoria recém-empossada, Tilden Santiago usou o microfone para lembrar alguns fatos históricos envolvendo o avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes, que ao longo de sua carreira política foi prefeito do Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco.

Tilden também reforçou a importância da presença do ex-governador em Contagem. Depois de oferecer alguns charutos cubanos artesanais a Eduardo Campos, Tilden finalizou sua fala propondo a Contagem a concretização daquilo que, segundo ele, o pré-candidato propõe ao Brasil: uma nova política.

O discurso de Eduardo Campos começou com uma reflexão a respeito da similaridade entre os estados de Minas Gerais e Pernambuco que, de acordo com ele, se manifestaram e fizeram parte de momentos importantes da história do Brasil. “Em todos os momentos em que esse País pensou em independência, o povo de Minas e de Pernambuco esteve à frente deste pensamento”, explicou.

Além disso, boa parte do discurso do socialista foi voltada para uma análise sobre o, segundo Campos, crescimento insatisfatório do Brasil nos últimos anos. Passando por temas com pacto federativo, reforma tributária, saúde, educação e segurança pública, Eduardo Campos encerrou sua fala agradecendo ao Legislativo municipal pela homenagem e firmando um compromisso com Contagem.

“A única forma que posso devolver tamanha atenção é me colocando à disposição para trabalhar em torno dos mais elevados interesses dessa grande cidade brasileira, de uma cidade importante para o povo e para o futuro de Minas. (…) Temos o desafio de melhorar o desempenho da indústria, a produtividade, a moradia, a segurança; essas são pautas do cotidiano, e quero me colocar à disposição como cidadão, como brasileiro, ao lado das lutas e dos sonhos desta terra”, encerrou Campos.

Entrevista Coletiva

Antes da outorga do título, Campos conversou com a imprensa em uma coletiva realizada na presidência da Câmara. Questionado sobre temas ligados à mobilidade urbana, déficit habitacional, economia, educação e saúde, Eduardo Campos não deixou de falar também sobre sua candidatura, que tem como vice a ex-senadora Marina Silva.

Ao ser indagado sobre suas propostas para Minas e para a cidade de Contagem, Campos contou que está em fase de elaboração de seu programa de governo, quando tem procurado estimular o partido, em nível municipal e estadual, a levantar as principais demandas de cada região.

A respeito de uma possível candidatura própria do PSB para o Governo do Estado de Minas Gerais, o ex-governador esclareceu que há duas posições dentro do partido que serão discutidas e irão à votação nos próximos dias pela diretoria, seguindo o regimento do PSB. “Mas não estamos condicionando a eleição nacional aos palanques estaduais”, finalizou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem