ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara abre sessão legislativa de 2017 com a presença de todos os vereadores

7 de fevereiro, por lorena.carazza

A primeira reunião plenária da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Contagem foi realizada na manhã desta terça-feira (07). Com a presença dos 21 vereadores, a reunião foi marcada por um grande número de requerimentos, indicações e moções. Foram exatamente 123 solicitações de autoria de vereadores encaminhadas ao Executivo.

Além disso, a plenária contou, no início, com a presença do prefeito, Alex de Freitas, do vice-prefeito, William Barreiro, do procurador-geral do Município, Afonso José de Andrade e do secretário de Fazenda, Gilberto Ramos. Esteve presente também, acompanhando os trabalhos, o ex-vereador Obelino Marques, anunciado oficialmente pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), como novo procurador-adjunto da Casa.

William fez um breve pronunciamento, em nome do Executivo. Depois de desejar sucesso aos novos vereadores e ao presidente do Legislativo, William falou rapidamente sobre seus 12 anos de atuação parlamentar na Câmara de Contagem e reforçou seu empenho e do prefeito em fazer um governo que buscará o crescimento da cidade.

A reunião continuou com a leitura e também com os destaques dos requerimentos, indicações e moções. Os vereadores Pastor Itamar (PRB), Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT), Glória da Aposentadoria (PRB), Dr. Wellington (PDT) e João Bosco New Texas (PMN) pediram a palavra para justificar suas solicitações.

Antes do grande expediente, o vereador e líder de governo na Câmara, Ivayr Soalheiro (PDT), deu as boas-vindas a todos os parlamentares e também um conselho aos vereadores recém-chegados: “o momento mais difícil da legislatura é o primeiro ano de mandato. Permaneçam firmes, escutando a comunidade que os elegeu e os vereadores mais experientes, como Arnaldo e Teteco”.

No grande expediente, acompanhando o assunto colocado por Ivayr, Alex Chiodi (SD) também se pronunciou, direcionando parte da sua fala para os novos vereadores Bruno Barreiro (PV) e Daniel do Irineu (PP) que, assim como ele, são filhos de ex-vereadores e, por isso, segundo ele, carregam uma responsabilidade ainda maior.

“Quando eu entrei [na Câmara], eu era motivo de dúvida e questionamento, e com vocês não será diferente. Vocês foram eleitos através do trabalho dos seus pais e agora terão que provar que esse voto foi justo e válido. Mas eu não tenho dúvidas de que o farão, pois sei do trabalho que fizeram ao longo dos últimos anos ao lado do pai de vocês”, concluiu Alex.

Bruno Barreiro é filho do vice-prefeito e ex-vereador William Barreiro, e Daniel do Irineu é filho do ex-vereador Professor Irineu Inácio. Ambos encerraram suas participações parlamentares no final do ano passado. Alex, por sua vez, é filho da ex-vereadora Maria José Chiodi, que teve cinco mandatos na Câmara de Contagem.

Logo depois de Alex, Glória da Aposentadoria usou a tribuna para fazer um discurso emocionado, em que contou sua trajetória política e seu trabalho de 20 anos que, segundo ela, foram os responsáveis pela sua votação.

Glória foi eleita em 2016 com 6.162 votos, sendo a mais votada do município. “Minha alegria não é de ter sido a mais votada da cidade, mas de saber que minha luta foi reconhecida e hoje eu estou aqui para representar o povo de Contagem”, declarou.

Quem encerrou a reunião foi o presidente Daniel Carvalho. Além de parabenizar o trabalho feito pelo vereador Teteco (PMDB), que conduziu a presidência da Câmara nos últimos dois biênios – 2013/2014 e 2015/2016, agradeceu a confiança dos colegas vereadores, que por unanimidade o elegeram presidente do Legislativo para o biênio 2017/2018.

Daniel frisou, em sua fala, a importância de se manterem os diálogos e discussões no “campo das ideias”, prezando, no entanto, pela harmonia e principalmente pela união entre os vereadores. Para ele, questões ideológicas e partidárias devem ceder diante do desafio maior de fazer de Contagem uma cidade melhor.

“Que ao longo desses dois anos em que estarei à frente da presidência da Câmara a gente possa manter um ambiente saudável e respeitoso. Que possamos ter a oportunidade de discordar e discutir, mas que o Legislativo funcione de forma harmônica e que possamos representar os que nos colocaram aqui”, enfatizou o presidente.

A manhã foi encerrada com uma reunião convocada por Daniel no gabinete da presidência da Casa, onde os vereadores discutiram, entre outras questões, a composição das comissões da Casa.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem