ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores querem instalação de centro de hemodinâmica em Contagem

15 de fevereiro, por Leandro Perché

Um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) e aprovado por todos os vereadores de Contagem na plenária desta terça-feira (14) pede a construção de um centro de hemodinâmica na cidade. O objetivo é tratar de forma mais ágil os pacientes da região que sofram de problemas cardiovasculares, incluindo os eventos agudos, reduzindo a mortalidade e as sequelas desses pacientes.

Em destaque, o autor do requerimento explicou a importância da hemodinâmica para a preservação da vida de quem sofre de problemas cardíacos, renais e neurológicos, e a necessidade de sua instalação no município. Dr. Wellington destacou que muitas cidades menores do que Contagem já contam com esse equipamento de saúde, e que sua instalação no município poderia beneficiar, inclusive, cidades vizinhas.

“Hoje, todo paciente que não tem convênio, quando infarta, vai para uma UPA ou para um hospital; e, onde quer que ele esteja, não conseguimos fazer um tratamento em nosso município, pois ele precisa de um cateterismo, e não temos um centro de hemodinâmica para dar andamento”, pontuou o vereador, acrescentando que esse paciente pode ficar até sete dias internado, esperando uma vaga em Belo Horizonte.

Dr. Wellington reforçou que o centro de hemodinâmica, além de salvar vidas, pode reduzir os custos do sistema de saúde. “Perdemos vidas no município e ocupamos um espaço que não precisamos, pois o cateterismo é um procedimento rápido – depois que o paciente o realiza, tem um segundo passo de dois a três dias apenas”. E concluiu pedindo apoio da Comissão de Saúde da Câmara e de todos os vereadores.

Em aparte, o vereador Zé Antônio do Hospital Sta. Helena (PT) exaltou a iniciativa. “É vergonhoso uma cidade com 700 mil habitantes não ter um centro de hemodinâmica, é vergonhoso não ter um tomógrafo público. Por isso, tenho certeza que o governo vai se sensibilizar com essa reivindicação e trazer esse equipamento para o nosso município, para que o nosso povo não morra tão cedo, esperando vagas em Belo Horizonte. Pode contar com esse vereador”, encerrou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem