ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Operação tapa-buracos gera debate no Legislativo sobre contratos de serviços da Prefeitura

15 de fevereiro de 2017, por Lorena Carazza

Um requerimento da vereadora Silvinha Dudu (PCdoB) levantou uma discussão entre vereadores durante a segunda reunião ordinária da Câmara, realizada na manhã desta terça-feira (14). Trata-se de um pedido para que seja feita operação tapa-buracos na região do Nacional e Ressaca.

Ao pedir destaque para falar especialmente sobre o requerimento, Silvinha solicitou que o Governo tomasse rápida providência com relação ao pavimento das principais ruas e avenidas do Nacional e Ressaca, uma vez que o grande número de buracos já está causando transtornos na região, inclusive com risco de colisões entre os veículos.

Para a vereadora, as providências sobre a situação estão demorando a serem tomadas. “Já tem um mês e meio de governo, todo o secretariado já tomou posse e, por isso, deixo meu apelo aqui”, concluiu.

Em aparte à fala de Silvinha, o vereador José Carlos (PTdoB) justificou que o atual governo iniciou a gestão com uma série de contratos vencidos, incluindo os de limpeza e execução de obras, situação que, segundo ele, não foi repassada de forma adequada para a equipe de transição. Ele explicou também que, por causa desse desacerto de contratos, atualmente somente dois caminhões da operação tapa-buracos está atendendo toda a cidade.

José Carlos, que na gestão passada esteve à frente da Conparq (Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem), afirmou que vários contratos não foram licitados em tempo hábil pela gestão passada e, portanto, alguns serviços estão com sua execução comprometida.

“Mas eu quero saber: como é possível fazer execução de trabalho sem contrato? Tem certas coisas que precisam ser aprofundadas e explicadas à população”, contestou José Carlos. Silvinha, no entanto, respondeu que a população não pode ser penalizada por questões contratuais.

O líder de governo, Ivayr Soalheiro (PDT), interviu e se dispôs a intermediar a visita do responsável pela operação tapa-buracos na Prefeitura à Câmara, para que possa ser passado para todos os vereadores a situação real. De imediato, o vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), autorizou a ação de Ivayr.

Glória da Aposentadoria (PRB) e Alex Chiodi (SD) também comentaram o assunto. Glória disse que, apesar de entender a questão dos contratos, é fato que a população tem pressionado os vereadores para que a questão dos buracos nas vias da cidade seja resolvida.

Alex, por sua vez, parabenizou a iniciativa de Silvinha e reforçou que o papel dos vereadores é trazer a demanda da comunidade “até mesmo para mostrar às pessoas que esta Casa está atenta às questões da população”.

 

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem