Os vereadores que compõe a Comissão de Administração e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Contagem se reuniram nesta quarta-feira (08), com apoio da Diretoria Legislativa, para definir seu cronograma de atividades, além de debater e emitir pareceres de projetos de interesse da população. Estiveram presentes seus membros titulares, vereadores Pastor Itamar (PRB), José Carlos (PTdoB) e Vinícius Faria (PCdoB), que são, respectivamente, presidente, vice e relator da Comissão.
Como toda comissão permanente da Casa, cabe a ela iniciar o processo legislativo, examinando e emitindo parecer sobre assuntos ou proposições submetidos a seu exame, antes da votação em plenário. É sua atribuição também apreciar conclusivamente alguns projetos de resolução e os projetos de lei relacionados à declaração de utilidade pública, denominação de locais públicos e datas comemorativas.
Outras funções das comissões são: fiscalizar os atos da administração pública; convocar autoridades, encaminhar pedido de informação às secretarias e outros órgãos do governo municipal e realizar inquérito; apreciar plano de desenvolvimento e programa de obras do município; e promover audiências públicas e outros eventos.
De acordo com seu presidente, a Comissão de Administração e Serviços Públicos é essencial na definição dos rumos da cidade, considerando que a maioria das matérias apreciadas pela Câmara passa por sua avaliação. “Somos responsáveis por avaliar os projetos antes de sua votação, e orientar sua execução, contribuindo para a gestão do Município e buscando sempre o melhor para a população”, destaca Pastor Itamar.
A expectativa dos membros da Comissão é de muito trabalho, independentemente de partido e de região de atuação de cada vereador, considerando a grande quantidade de requerimentos e indicações apresentados nas primeiras reuniões deste ano e do alto nível dos debates em plenário. Assim, Vinicius Faria e José Carlos ressaltam que a Comissão trabalhará sempre com “rapidez e lisura”, se debruçando sobre os projetos, para avaliação e discussão dos temas com mais profundidade.
“O sentimento dos vereadores desta Legislatura é de mudança política, de um compromisso ainda maior em representar a população, de cumprir com o que é pertinente às suas funções e atribuições. Então, não vamos deixar passar nada sem um amplo debate, nada será empurrado ‘goela abaixo’”, concluiu José Carlos.
Os membros suplentes da Comissão de Administração e Serviços Públicos são os vereadores Bruno Barreiro (PV), Xexéu (PTB) e Alex Chiodi (SD).
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...