ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Segurança pública é preocupação dos vereadores de Contagem

15 de março de 2017, por Leandro Perché

Câmara Municipal deve realizar audiência pública sobre o tema em abril.

A necessidade de ações para melhorar a segurança pública na cidade de Contagem voltou a ser, nesta terça-feira (14), pauta de debates na Câmara Municipal. Fomentado pela participação do jornalista Marcelo Grillo na Tribuna Livre, o assunto foi abordado por membros da Comissão Externa de Segurança Pública da Câmara, que anunciaram, para abril, uma audiência pública para buscar soluções sobre o tema.

O jornalista ressaltou, em seu discurso, que a violência é um dos principais problemas da cidade, e que exige um olhar mais integrado das autoridades, poder público e sociedade civil. “Segurança pública não é apenas planejar ou determinar ações das forças integrantes, é mais atuação política, dependendo de outras coisas como políticas sociais, saúde, educação e consciência cidadã de cada um”, destacou.

Marcelo Grillo criticou a falta de cuidado com os espaços públicos e a falta de integração das forças de segurança na cidade. Ele falou também da pouca contribuição da sociedade civil organizada, citando, inclusive, o caso de uma associação de bairro que, segundo ele, de forma arbitrária, sugere o cercamento de uma praça no centro de Contagem.

Por outro lado, o vereador Capitão Fontes (PMDB), que é policial militar reformado, exaltou o trabalho das forças de segurança e o esforço de integração entre elas. Ele ainda destacou que a questão é muito mais complexa, requerendo uma discussão ampla, envolvendo diversos outros atores, para buscar uma solução em comum.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Leo Motta (PSDC), que é policial civil, ressaltou que a segurança é responsabilidade de todos e, por isso, a integração passa por uma audiência a ser realizada na Câmara Municipal de Contagem no mês de abril, em data a ser confirmada.

“Como munícipe e representante do povo, me preocupo em trazer o debate para buscarmos a união em prol da segurança no município (…). Precisamos de uma discussão mais ampla e técnica, com a presença do Ministério Público, das polícias militar e civil, da Guarda, para contribuirmos de forma efetiva”, disse Leo Motta, salientando, ainda, que a audiência tratará também da nomeação dos 77 aprovados no último concurso público da Guarda Municipal de Contagem.

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem