ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Segurança pública é preocupação dos vereadores de Contagem

15 de março de 2017, por Leandro Perché

Câmara Municipal deve realizar audiência pública sobre o tema em abril.

A necessidade de ações para melhorar a segurança pública na cidade de Contagem voltou a ser, nesta terça-feira (14), pauta de debates na Câmara Municipal. Fomentado pela participação do jornalista Marcelo Grillo na Tribuna Livre, o assunto foi abordado por membros da Comissão Externa de Segurança Pública da Câmara, que anunciaram, para abril, uma audiência pública para buscar soluções sobre o tema.

O jornalista ressaltou, em seu discurso, que a violência é um dos principais problemas da cidade, e que exige um olhar mais integrado das autoridades, poder público e sociedade civil. “Segurança pública não é apenas planejar ou determinar ações das forças integrantes, é mais atuação política, dependendo de outras coisas como políticas sociais, saúde, educação e consciência cidadã de cada um”, destacou.

Marcelo Grillo criticou a falta de cuidado com os espaços públicos e a falta de integração das forças de segurança na cidade. Ele falou também da pouca contribuição da sociedade civil organizada, citando, inclusive, o caso de uma associação de bairro que, segundo ele, de forma arbitrária, sugere o cercamento de uma praça no centro de Contagem.

Por outro lado, o vereador Capitão Fontes (PMDB), que é policial militar reformado, exaltou o trabalho das forças de segurança e o esforço de integração entre elas. Ele ainda destacou que a questão é muito mais complexa, requerendo uma discussão ampla, envolvendo diversos outros atores, para buscar uma solução em comum.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Leo Motta (PSDC), que é policial civil, ressaltou que a segurança é responsabilidade de todos e, por isso, a integração passa por uma audiência a ser realizada na Câmara Municipal de Contagem no mês de abril, em data a ser confirmada.

“Como munícipe e representante do povo, me preocupo em trazer o debate para buscarmos a união em prol da segurança no município (…). Precisamos de uma discussão mais ampla e técnica, com a presença do Ministério Público, das polícias militar e civil, da Guarda, para contribuirmos de forma efetiva”, disse Leo Motta, salientando, ainda, que a audiência tratará também da nomeação dos 77 aprovados no último concurso público da Guarda Municipal de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara de Contagem lança informativo

A Câmara Municipal de Contagem lançou, nesta terça-feira (3/2), o Informe Câmara, publicação anual que apresenta um balanço das atividades do Legis...

5 de fevereiro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara abre sessão legislativa de 2026 com presença da prefeita Mar...

O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...

4 de fevereiro, por Leandro Perché

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem