ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Presidente Daniel Carvalho analisa os primeiros 100 dias do trabalho Legislativo

12 de abril, por lorena.carazza

O Presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), celebrou os 100 dias de administração – completados nesta terça-feira, 11/04 – à frente do Legislativo com um pronunciamento especial, feito no final da reunião ordinária desta semana.

Daniel fez um balanço sobre as principais ações desenvolvidas pela nova mesa diretora da Câmara. Segundo o presidente, a intenção é fazer uma gestão de avanços e melhorias, através do comprometimento dos servidores e dos próprios vereadores.

“Os olhares mais atentos da cidade já começaram a perceber mudanças importantes. Podem até ser pequenas, na concepção de alguns, alterações do dia a dia da Casa, mas fruto de uma incansável dedicação de uma equipe que está aqui desde cedo e aqui permanece trabalhando incansavelmente até tarde. Nossos próprios colaboradores já perceberam essa mudança e aos poucos vão entendendo e aderindo às nossas propostas”, enfatizou.

Interatividade

Começando pela interatividade com a população – um dos principais objetivos da nova gestão – Daniel destacou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que é alimentado diariamente pela assessoria Legislativa, com suporte da equipe de Tecnologia da Informação da Casa.

Atualmente, toda a tramitação dos projetos apreciados pela Casa é disponibilizada para consulta dos servidores e do público externo. O mesmo acontece com o histórico dos parlamentares, pauta de reuniões, moções, requerimentos, indicações entre outros. O link para a pesquisa no SAPL está na página inicial do site da Câmara.

Ainda sob a ótica da ampliação da comunicação com o cidadão, Daniel falou sobre as transmissões ao vivo que acontecem pelo Facebook, na página da Câmara, bem como as entrevistas pós-plenárias, que sempre buscam tratar de assuntos relevantes discutidos ao longo da reunião ordinária.

“Mais que curtir, o cidadão pode e deve compartilhar. Seus comentários não só serão ouvidos, mas tratados com respeito e transformados em sugestões, em ideias, em propostas”, destacou. Além disso, o presidente chamou a atenção para a constante atualização de notícias divulgadas por meio do site do Legislativo municipal.

Outra iniciativa listada pelo presidente, em sua fala, foi o projeto “Cultura na Câmara”, que uma vez por mês traz ao plenário da Casa uma apresentação cultural, que antecede a abertura dos trabalhos das reuniões ordinárias. “A Casa é do Povo e é também da cultura”, destacou.

Reformas

Um assunto introduzido por Daniel, durante seu discurso, e que segundo ele ainda será aprofundado posteriormente, é a obra iniciada em 2015, de construção do novo prédio do Legislativo. “Em um momento oportuno, vamos dar ampla divulgação sobre o futuro da obra iniciada. A princípio, posso afirmar que ela está paralisada e que isso gera uma enorme economia aos cofres públicos”, disse.

Sendo assim, o atual prédio da Câmara está passando por uma reforma para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e dos vereadores, e principalmente melhorar a receptividade dos visitantes da Casa. O andar da portaria foi o primeiro a ser reformado, e o restante do prédio passará por intervenções programadas até o fim deste ano, “mas com a preocupação de não prejudicar o bom andamento dos trabalhos”, de acordo com Daniel.

Ouvidoria Cidadã

O discurso de Daniel Carvalho foi encerrado com um convite: a abertura do projeto Ouvidoria Cidadã, no sábado (29/04), a partir das 9h, na Praça da Jabuticaba. “Faremos uma grande ação social que marcará a conquista de mais este espaço de diálogo com os contagenses”, reforçou.

Ouvidoria Cidadã é um projeto de ouvidoria itinerante, que a partir do mês de abril montará uma estrutura em cada uma das oito regionais da cidade – uma por mês – a fim de escutar das pessoas os principais problemas, elogios, críticas e sugestões inerentes aos serviços públicos e à Câmara.

Até o mês de dezembro, a Ouvidoria Cidadã pretende ter passado por toda a cidade, recolhendo as demandas e dando a elas o encaminhamento adequado. “Queremos ouvir o que o contagense tem a dizer, perceber o que ele quer e o que ele precisa. E para isso, não vamos esperar que ele venha até nós. O Legislativo irá até o cidadão”, enfatizou o presidente.

Daniel encerrou seu discurso reafirmando seu compromisso de fazer uma gestão eficiente, que não abrirá mão, sobretudo, da tarefa de fiscalizar as ações do Executivo, atribuição e dever essencial do poder Legislativo. “Quero aqui reiterar minha disposição de jamais abrir mão do direito de presidir a Câmara Municipal com total independência. Eu e a Mesa Diretora da Câmara pretendemos alcançar uma união maior na busca de um parlamento melhor”, finalizou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem