Prefeitura de Contagem prometeu empossar Guardas Municipais aprovados em concurso e ceder servidores e estagiários para a Polícia Civil.
A Câmara Municipal de Contagem realizou, na última terça-feira (16), audiência pública que reuniu integrantes das forças de segurança pública, autoridades e sociedade civil para debater o quadro da segurança pública no município e propor ações conjuntas para melhorar a prevenção e o combate à violência.
Proposta e conduzida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Leo Motta (PSDC), a audiência expôs a difícil situação das forças de segurança, principalmente da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), tanto em relação ao déficit de recursos humanos, quanto de estrutura no município. Uma das principais cobranças se relaciona à falta de efetivo e à necessidade de empossar os 1341 candidatos aprovados no concurso de 2014 para investigador da PCMG. Outra reivindicação é por mais delegacias estruturadas e mais modernas.
Para se ter uma ideia, o delegado regional da PCMG em Contagem, Cristiano Xavier, informou que o município conta com nove companhias militares, com seis distritos, mas apenas três teriam delegados, ou seja, “de forma emergencial, é preciso, no mínimo, de mais seis delegados, além de um aumento no efetivo, que é muito pequeno hoje”. Ele reclamou que Belo Horizonte é priorizada em detrimento de Contagem, tanto que esta cidade teria apenas uma delegada de mulher, um de menores e nenhum para furto e roubo de veículos. Além disso, segundo ele, haveria uma delegacia pronta para ser aberta no Ceasa, mas sem delegado.
Diante das dificuldades e demandas expostas pelos participantes, o vereador Leo Motta cobrou esclarecimentos e ações da Chefia da Polícia Civil, representada pelo Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária, Márcio Lobato, e da Prefeitura, representada pelo secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos. Ambos reafirmaram o compromisso em trabalhar em conjunto para melhorar a sensação de segurança do cidadão contagense, e já anunciaram medidas emergenciais nesse sentido.
O primeiro ressaltou que a Polícia Civil irá designar, nos próximos dias, dois delegados para ocupar as delegacias que estão vagas no município. E o secretário informou que o prefeito Alex de Freitas (PSDB) vai chamar todos os 76 aprovados no último concurso da Guarda Civil, além de disponibilizar 20 servidores e 13 estagiários para prestação de serviços administrativos em delegacias da Polícia Civil em Contagem.
Em relação ao concurso da PCMG de 2014, Márcio Lobato, ressaltou que, com a crise e o decreto de calamidade financeira do Governo de Minas, no final do ano passado, o chamamento dos 1341 investigadores aprovados foi suspenso, mas que há sinalização de haver uma prorrogação da validade desse concurso, além de ter a possibilidade da abertura de outro processo seletivo para 100 delegados de polícia. Ele reafirmou que as autoridades estão atentas às demandas, e que se esforçarão para buscar soluções para a questão.
Os vereadores Jair Tropical (PCdoB) e Capitão Fontes (PMDB) também participaram da audiência, e ressaltaram a necessidade não apenas de se debater, mas de se estabelecer e implementar ações conjuntas das forças policiais, das autoridades políticas e da sociedade civil para redução da violência. “Temos que nos unir, para buscar das autoridades um respeito às nossas polícias, que precisam de mais condições de trabalho”, disse Fontes.
“Contamos com o apoio de todos para essa longa caminhada, pois o Legislativo tem um papel importante nos encaminhamentos dessa audiência pública, que discute a segurança no cerne da questão. Mas temos de buscar apoio em mais audiências com chefia de polícia, com o governador, para conseguirmos dar uma resposta à população que confia em nós, tendo ações pertinentes para diminuir a criminalidade em nossa cidade”, concluiu Leo Motta.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...