ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo contagense participa de consórcio em defesa da Bacia da Pampulha

31 de maio, por lorena.carazza

O vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), e representantes do vereador Daniel do Irineu (PP) participaram nessa terça-feira (30/05) da reunião mensal do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha (Propam), realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) do PROPAM, na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, bairro Castelo, em Belo Horizonte.

Eles foram recepcionados pelo presidente da entidade, Carlos Augusto, e pelo coordenador do Centro de Educação e Mobilização Ambiental da Pampulha, Ednilson Galli. Além deles, estiveram presentes também o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Contagem, professor Wagner Donato, e a equipe da pasta.

O consórcio tem por missão as ações em favor da bacia da Pampulha, de educação ambiental, fiscalização, captação de recursos e empenho para a revitalização da lagoa, limpeza de seus afluentes e preservação das nascentes.

Na pauta do encontro, a apresentação do balanço de 2016 e o relatório das diversas iniciativas do consórcio para o biênio 2017/2018, como a construção dos passeios externos com tecnologia de impermeabilização (brita), a troca da iluminação por lâmpadas de LED, a construção de usina fotovoltaica, um protótipo que serviria de modelo para outros órgãos, como as escolas. Além da economia de energia para o Centro, a usina serve à educação para a preservação. Tratou-se também do Fundo Municipal de Defesa Ambiental e a parcela destinada ao CEA, além de novas fontes de financiamento do projeto.

Por fim, foi apresentada a nova representação do Consórcio, com os novos membros presentes. Entre eles, o vereador Daniel Carvalho, que externou a satisfação de poder participar do consórcio como conselheiro. Daniel aproveitou para ressaltar a participação do colega Daniel do Irineu como seu suplente, “um jovem e promissor parlamentar contagense”, segundo Daniel.

Ele lembrou a primeira visita feita ao CEA, em 2009, cheio de expectativas que, ao longo dos anos, foram se confirmando. “Antes, havia certa dificuldade das pessoas em discutirem as questões ambientais, mas aos poucos fomos mudando isso. Falo de Contagem, onde graças ao nosso mandato, o meio ambiente passou a fazer parte dos diálogos, do debate político. Estou aqui para colocar-me a inteira disposição para que isso continue, especialmente na Câmara Municipal. Sou mais um guerreiro nesta luta em prol do meio ambiente”, destacou.

Localização geográfica

Geograficamente, 54% da bacia da Pampulha está em Contagem e 46% em Belo Horizonte. Em geração de água, 80% é de Contagem. Há um consenso de que apenas ações conjuntas das duas cidades, de instituições e da sociedade civil, além de um investimento integral em toda a bacia, envolvendo nascentes, afluentes e entorno, podem ajudar a recuperar a Lagoa da Pampulha. “Por isso, é imprescindível o apoio do legislativo de Contagem a esta causa”, finalizou Daniel.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem