O governador Fernando Pimentel entregou, na sexta-feira, 23 de junho, durante cerimônia no Palácio da Liberdade, seis ambulâncias para o município de Betim e outras sete para Contagem. As ambulâncias (Unidades de Suporte Básico – USB) são destinadas à renovação da frota e reserva técnica, fortalecendo a rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais e garantindo mais segurança e qualidade no atendimento médico aos mineiros. O valor total das ambulâncias doadas a Contagem corresponde a cerca de R$ 850 mil.
Pela primeira vez na história de Contagem, em um período de apenas seis meses, foi possível renovar 100% dos nove veículos utilizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. Outros dois veículos já haviam sido renovados no primeiro trimestre de 2017. O poder público de Contagem foi representado no ato pelo prefeito Alex de Freitas e seu vice, William Barreiro, junto ao presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), além dos vereadores Bruno Barreiro (PV), Caxicó (PPS), Daniel do Irineu (PP), Teteco (PMDB), e do secretário municipal de Saúde, Bruno Diniz, dentre outras autoridades.
O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, destacou a melhora na capacidade de atendimento nos municípios contemplados. “Recentemente, tivemos uma entrega também de volume expressivo para Belo Horizonte, e isso reforça esse núcleo da região metropolitana no qual esperamos implantar o Samu Metropolitano, na gestão Fernando Pimentel”, afirmou.
O prefeito Alex de Freitas destacou a importância da renovação da frota do município. “Nossa frota era antiga e estava sujeita a manutenções em períodos pouco apropriados. Agora, a população terá mais segurança, mais conforto e mais pontualidade no serviço de urgência e emergência. E todos os que prestam esse serviço de socorrer e salvar vidas terão melhores condições de trabalho”, afirmou o prefeito.
Samu Contagem
O município conta com uma Central de Regulação de Urgências que trabalha com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e sete Unidades de Suporte Básico (USB), que realizam uma média de 1.280 atendimentos ao mês. Ao todo, na microrregional Samu Contagem, trabalham cerca de 160 profissionais, entre médicos (40), enfermeiros (15), técnicos em enfermagem (64) e motoristas (18), entre outros trabalhadores.
* Por Fleury Rosa
Foto de Capa: Manoel Marques/ImprensaMG
Fotos da Galeria: Giovani Martins/CMC
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...