ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara destaca os valores da viola caipira

4 de julho de 2017, por Lorena Carazza

Nesse mês de julho, o projeto Cultura na Câmara trouxe ao Legislativo um grande talento artístico da cidade: o Grupo Comitiva Esperança – Viola Caipira. A apresentação antecedeu a última reunião ordinária deste semestre, realizada na terça-feira (04/07).

Criado em 2007 por Jordejaro Gonçalves Maciel – Mestre Canguru e Família Maciel, surgiu com o objetivo de fomentar e cultivar a prática da viola caipira inicialmente no município de Contagem. Hoje, são mais de 20 violeiros e grupos de viola de várias cidades, que participam interagindo com três projetos distintos e que atendem, juntos, centenas de pessoas, com um público diverso.

Ao final da apresentação, o presidente Daniel Carvalho e o 1º Secretário Capitão Fontes entregaram um certificado de participação.

Todo segundo domingo de cada mês, das 8h às 12h, nas ONGs parceiras, acontece o “Café Com Viola”, que é o momento em que os violeiros se unem à comunidade para trocar ideias, tocar sua viola e saborear um café da manhã trazido pelos próprios participantes.

Além disso, o grupo comanda o “Rodas De Viola Comitiva Esperança”, que circula nas praças do município, apresentando e convidando a comunidade a participarem dos projetos em prol da viola caipira, além de descobrir novos talentos.

Outro importante projeto do grupo é o “Comitiva Esperança Viola Interativa”, criado para incluir pessoas com deficiência auditiva nos projetos, mostrando a cultura da viola caipira por meio de apresentações e entrevistas de artistas locais. O diferencial é a inclusão de deficientes auditivos, pois as apresentações e entrevistas são traduzidas ao vivo por professores de libras, o que é inédito no país neste segmento.

Recentemente, o Grupo Comitiva Esperança conseguiu, junto à Câmara Municipal de Contagem, fazer com que o dia 10 de janeiro, que é o dia de são Gonçalo, fosse reconhecido também como o dia do violeiro de Contagem. A proposição de lei é de autoria do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), e deu origem à Lei Municipal nº4879/2017, que institui o dia da viola caipira no município de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem