A manhã de sábado, 23 de setembro, foi marcada por uma mobilização diferente do Poder Legislativo de Contagem. A Câmara Municipal esteve presente na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, no Bairro Petrolândia, realizando a segunda Ação Social da Ouvidoria Cidadã. Mais uma vez, com o apoio de diversos parceiros, levou à comunidade serviços importantes e gratuitos, além de colocar à disposição a estrutura da Ouvidoria para ouvir e encaminhar as demandas da população.
Centenas de pessoas do Petrolândia e região tiveram acesso à emissão de carteiras de identidade e carteiras de trabalho, a orientações jurídicas, aferição de pressão e glicemia, terapias naturais, corte de cabelo e muito mais. Enquanto isso, as crianças puderam se divertir em pula-pula, com a pintura de rostos, com acesso à doação de livros pelo projeto Trilhas da Leitura e se deliciarem com pipoca e algodão doce.
Idealizador do projeto, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), lembrou que a Ouvidoria Cidadã tem o objetivo de aproximar o cidadão da Câmara Municipal, indo às ruas para escutar a população sobre os mais diversos assuntos: desde os relativos ao dia a dia e à prestação dos serviços públicos municipais, até os que envolvem a relação da população diretamente com o Legislativo e os vereadores.
“É com muita felicidade que estamos aqui para celebrar este dia de cidadania. Nosso desejo, ao romper os muros da Câmara e vir até a comunidade, como fizemos inicialmente na Praça da Jabuticaba, na Sede, é sim ouvir o que você, cidadão, tem a dizer, suas demandas, seus problemas; e oferecer serviços, atividades e conhecimento”, discursou, agradecendo a cada um dos parceiros da ação social.
Presente no evento, o vereador Jair Tropical (PCdoB) destacou a importância da iniciativa para integrar a comunidade, a escola e o poder Legislativo, oferecendo serviços e atividades que a população da região necessita. Da mesma forma, a diretora da escola, Ana Maria, e o representante do vereador Daniel do Irineu (PP), José Vitor Rabelo, parabenizaram a Câmara pela ação social e ressaltaram a importância de a escola manter as portas sempre abertas à comunidade.
Parceiros da Ação
Polícia Civil de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; Guarda Civil Municipal; Prefeitura Municipal de Contagem: Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Trabalho e Geração de Renda; Centro de Controle de Zoonoses; Sine; Clínica Médica e Odontológica Viver Bem; Instituto Embeleze; OAB-MG Subseção Contagem; Procon Contagem; Samu 192; Fundamental; Pri Diniz Make-up; Ótimo Bilhete Eletrônico Metropolitano; CDL Contagem; Cemig, Centro Educacional UNIS; Copasa; Projeto Filhos de Contagem; Trilhas da Leitura.
Contatos da Ouvidoria
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...