ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem aprovam adicional de periculosidade para Guarda Civil

25 de abril, por Leandro Perché

Com presença maciça da Guarda Civil de Contagem (GCC) no plenário da Câmara nesta terça-feira (24/04), os vereadores aprovaram, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei Complementar 06/2018, que concede adicional de periculosidade aos guardas municipais. Trata-se de um adicional de 50% sobre o valor do vencimento base da Guarda Civil, a ser incluído no salário em até 90 dias após a publicação da nova Lei Complementar, reconhecendo o trabalho da Guarda como atividade de risco.

Além disso, a nova legislação determina que a administração municipal tome medidas voltadas para minimizar os riscos da atividade, seja por meio de alteração em métodos e processos de trabalho, seja pelo fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Em mensagem que acompanha a matéria, o vice-prefeito William Barreiro destaca que o PLC adéqua a legislação municipal à Federal, principalmente à Lei 12.740 de 2012, e reconhece o trabalho da GCC. “O próprio Governo Federal reconheceu esse direito aos integrantes da Guarda Municipal, entendendo que a função coloca o servidor em situação de risco e, portanto, a majoração do benefício de gratificação da periculosidade diz respeito, principalmente, à situação iminente do risco que a Guarda Civil de Contagem está exposto, inclusive de morte”, justificou.

O projeto foi aprovado por unanimidade com a inclusão de uma emenda parlamentar, que garante a continuidade do pagamento de adicional de 30%, estabelecido pelo Decreto 1664/2011, até que o adicional de periculosidade de 50% comece a ser pago pela administração.

Reconhecimento à GCC

Durante a reunião ordinária, os vereadores fizeram questão de externar publicamente a justiça da concessão do adicional, devido ao trabalho desempenhado por essa força de segurança no município. Membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Alex Chiodi (SD) enalteceu a liderança do comandante Levi Sampaio, e ressaltou que o adicional “é o reconhecimento do grande trabalho que a Guarda realiza, de tudo que fazem em prol da segurança, e da necessidade de se valorizar esses trabalhadores que, diariamente, estão expostos a muitos riscos inerentes às suas atividades”.

Em seguida, o vereador Capitão Fontes (MDB) falou de sua experiência na Polícia Militar e da luta pela valorização e melhores condições de trabalho para os profissionais de segurança pública. “A Guarda Municipal precisa deste reforço, pois, enquanto nossas famílias estão descansando, o nosso encarregado da aplicação da lei está sujeito à vulnerabilidade e aos crimes”, destacou. “Senhor Governador do Estado, ainda está em tempo de fazer algo pelas nossas polícias”, cobrou Fontes.

Os vereadores Jair Tropical e Vinícius Faria, do PCdoB, e João Bosco New Texas (PMN) também exaltaram a valorização da categoria. “Parabenizo a Guarda por mais uma conquista, lembrando que, em 2016, aprovamos nesta Casa também o estatuto da Guarda, importante para esses servidores”, disse o primeiro. “É um passo à frente que nossa Casa dá com essa aprovação, pois a Guarda de Contagem é um exemplo para todo o Brasil, pelo importante serviço prestado”, completou João Bosco.

Faria aproveitou a oportunidade para parabenizar o novo secretário municipal de Defesa Social, Dr. Afonso de Andrade, empossado na última semana, e destacar o trabalho do anterior, Décio Camargos, principalmente na estruturação da GCC.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem