ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo de Contagem recebe alunos do Colégio São Judas Tadeu

7 de junho, por Leandro Perché

Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem recebeu a visita de estudantes do Colégio São Judas Tadeu, localizada no Centro de Contagem. As turmas de 2º e 3º ano do ensino médio estavam acompanhadas dos professores Carlos (História), Gilmar (Filosofia e Sociologia) e Paula (Ciências) para conhecer o Legislativo Municipal, no projeto “Câmara Aberta”.

Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), que contou que também estudou na instituição. “Essa visita é especial para mim, por ser ex-aluno da escola e tenho certeza que o São Judas fez diferença na minha vida, porque tive a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor”, comentou. Nesse sentido, Daniel lembrou um disciplinador da escola que, em um momento de bagunça, chamou sua atenção para a necessidade de respeitar o professor e de refletir sobre seu papel como cidadão.

Em seguida, o parlamentar destacou a importância do projeto para aproximar o cidadão do Legislativo de Contagem. “A nossa proposta é que a Escola do Legislativo abra portas para que a população, de modo geral, aprenda inicialmente qual é o objetivo da política. E hoje vocês têm a oportunidade de aprender, saindo dessa Casa mais conscientes sobre o sistema político do País e seu papel como cidadãos”, esclareceu.

Ele ressaltou que, tão importante quanto matérias como Português e Matemática, está o entendimento sobre o sistema político, que não consiste em apenas votar. “Eu me lembro quando me candidatei para deputado estadual em 2006, enquanto ainda estava na faculdade de Direito e alguns colegas diziam que não iriam votar em mim, pois eram eleitores de outra cidade. Eu respondia que poderiam votar, porque estava concorrendo para representá-los no âmbito estadual”, contou Daniel Carvalho. “Isso é para vocês terem ideia de como as pessoas não sabem sobre política. Nesse momento, percebi a importância de levar essas informações para as pessoas, porque fomos educados a não ter interesse pelo tema. E, como presidente da Câmara, pude aprimorar essa vontade e hoje vocês estão aqui”, concluiu.

Palestra e simulação

Os estudantes visitaram as dependências da Casa Legislativa e o Plenário Vereador José Custódio, onde assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar, e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem. Além disso, Diniz falou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal.

O professor de História Carlos enalteceu a iniciativa da Câmara e falou sobre a importância de conscientizar os alunos sobre a escolha de um candidato. “Tudo passa por uma perspectiva de escolha e o conhecer previamente o papel dos vereadores, deputados e do prefeito é necessário. Deixando claro que a cidadania não se dá só no voto, mas também em uma participação mais ativa no condicionamento de que o Legislativo e o Executivo atuam juntos pela cidade”, falou.

Para a estudante do 3º ano Ana Luisa, a visita foi interessante e ajudará em sua formação. “Eu aprendi temas que nós não temos acesso em disciplinas na escola e estou concluindo o ensino médio neste ano, então, ter essa concepção do que é política agora é muito importante para a gente”, afirmou.

Para encerrar a visita, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício que tratava da criação de um programa escolar pela defesa do meio ambiente.

* Por Xavana Horta

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem