ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo de Contagem recebe alunos do Colégio São Judas Tadeu

7 de junho de 2018, por Leandro Perché

Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem recebeu a visita de estudantes do Colégio São Judas Tadeu, localizada no Centro de Contagem. As turmas de 2º e 3º ano do ensino médio estavam acompanhadas dos professores Carlos (História), Gilmar (Filosofia e Sociologia) e Paula (Ciências) para conhecer o Legislativo Municipal, no projeto “Câmara Aberta”.

Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), que contou que também estudou na instituição. “Essa visita é especial para mim, por ser ex-aluno da escola e tenho certeza que o São Judas fez diferença na minha vida, porque tive a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor”, comentou. Nesse sentido, Daniel lembrou um disciplinador da escola que, em um momento de bagunça, chamou sua atenção para a necessidade de respeitar o professor e de refletir sobre seu papel como cidadão.

Em seguida, o parlamentar destacou a importância do projeto para aproximar o cidadão do Legislativo de Contagem. “A nossa proposta é que a Escola do Legislativo abra portas para que a população, de modo geral, aprenda inicialmente qual é o objetivo da política. E hoje vocês têm a oportunidade de aprender, saindo dessa Casa mais conscientes sobre o sistema político do País e seu papel como cidadãos”, esclareceu.

Ele ressaltou que, tão importante quanto matérias como Português e Matemática, está o entendimento sobre o sistema político, que não consiste em apenas votar. “Eu me lembro quando me candidatei para deputado estadual em 2006, enquanto ainda estava na faculdade de Direito e alguns colegas diziam que não iriam votar em mim, pois eram eleitores de outra cidade. Eu respondia que poderiam votar, porque estava concorrendo para representá-los no âmbito estadual”, contou Daniel Carvalho. “Isso é para vocês terem ideia de como as pessoas não sabem sobre política. Nesse momento, percebi a importância de levar essas informações para as pessoas, porque fomos educados a não ter interesse pelo tema. E, como presidente da Câmara, pude aprimorar essa vontade e hoje vocês estão aqui”, concluiu.

Palestra e simulação

Os estudantes visitaram as dependências da Casa Legislativa e o Plenário Vereador José Custódio, onde assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar, e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem. Além disso, Diniz falou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal.

O professor de História Carlos enalteceu a iniciativa da Câmara e falou sobre a importância de conscientizar os alunos sobre a escolha de um candidato. “Tudo passa por uma perspectiva de escolha e o conhecer previamente o papel dos vereadores, deputados e do prefeito é necessário. Deixando claro que a cidadania não se dá só no voto, mas também em uma participação mais ativa no condicionamento de que o Legislativo e o Executivo atuam juntos pela cidade”, falou.

Para a estudante do 3º ano Ana Luisa, a visita foi interessante e ajudará em sua formação. “Eu aprendi temas que nós não temos acesso em disciplinas na escola e estou concluindo o ensino médio neste ano, então, ter essa concepção do que é política agora é muito importante para a gente”, afirmou.

Para encerrar a visita, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício que tratava da criação de um programa escolar pela defesa do meio ambiente.

* Por Xavana Horta

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem