Uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, que envolveu diversos líderes mundiais, resultou em um plano de ações para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Nesta ocasião, surgiu então a Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável da ONU, ou seja, um documento que contém 17 objetivos para tornar o mundo um lugar melhor, especialmente para as futuras gerações, erradicando a pobreza extrema e poupando dos efeitos da mudança constante do clima.
Nesta semana, alunos do sexto ao nono ano do 4 Elementos Sítio Escola, localizada em Contagem, ocuparam um dia inteiro do plenário da Câmara Municipal para a realização da 7ª edição do CDS – Conselho de Desenvolvimento Sustentável, projeto iniciado em 2012 a partir da iniciativa dos professores do Fundamental II e do coordenador de Projetos da escola, Rafael Mansur.
Neste ano, o objetivo do CDS foi discutir a meta 10 da Agenda 2030 da ONU, que consiste em “reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”. Divididos em duplas e trios, cada equipe representava a delegação de um país da América – 19 países foram representados, no total – tecendo um debate de alto nível sobre a situação política, econômica e social de cada nação, propondo ações para, segundo o item 10.3 da Agenda, “Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito”.
Além dos alunos representantes dos países, este ano o CDS convidou ex-alunos do Sítio que já formaram e participaram de outras edições do projeto. Eles representaram blocos econômicos como Mercosul, NAFTA, Comunidade Andina e União Europeia, enriquecendo ainda mais os debates.
Segundo Rafael, os alunos do Sítio Escola envolvidos no projeto passaram por várias etapas de preparação, desde maio deste ano. Primeiro, cada equipe, auxiliada por um tutor, elaborou um documento oficial feito a partir de um roteiro de estudos.
Depois, eles apresentaram este estudo para uma banca de oito avaliadores. Em sequência, participaram de formações complementares, como oficinas, bate-papos e palestras. Por fim, todo este trabalho culminou no debate, ocorrido na Câmara.
Uma das preparações deste processo envolveu a assessoria de imprensa da Casa, que recebeu o convite para um bate-papo com os alunos do quinto ano da escola, que apesar de não participarem como delegação, foram escalados como assessoria de imprensa do evento, ficando responsável pela cobertura fotográfica, redação e postagens em mídias sociais da escola.
A escola vai premiar, por fim, a melhor delegação e um aluno destaque da 7ª Edição do CDS. O prêmio será um intercâmbio de curto prazo para o Canadá.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...