ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Com intervenção da Câmara, governo e comerciantes chegam a um acordo

22 de agosto de 2018, por Leandro Perché

O impasse entre comerciantes e governo municipal em torno da cobrança da Taxa de Fiscalização de Engenhos de Publicidade (TFEP) chegou ao fim. O acordo foi firmado na manhã desta quarta-feira (22), em mais uma reunião realizada na Presidência da Câmara Municipal envolvendo vereadores e representantes da Prefeitura e dos empreendedores de Contagem, incluindo entidades representativas como a Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Contagem).

Com participação dos vereadores Alex Chiodi (SD), Arnaldo de Oliveira (PTB), Bruno Barreiro (PV), Capitão Fontes e Teteco (MDB), Daniel do Irineu (PP), Edgard Guedes (PDT), Pastor Itamar (PRB), Vinícius Faria e Jair Tropical (PCdoB), e do presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), ficou acertado entre as partes que a Administração Municipal enviará para o Legislativo um projeto de lei que permite a moratória de 50% da variação entre o lançamento da TFEP de 2018 em relação à de 2017. “Para os engenhos de publicidade sem lançamento em 2017, será feita a suspensão de 50% da integralidade do valor lançado em 2018”, esclarece o projeto em seu parágrafo único.

Assim, as guias já emitidas para os comerciantes ficam automaticamente canceladas, sendo que quem já pagou terá créditos a serem considerados no futuro. Novas guias serão emitidas em novembro, depois de recadastramento (medições) que começa em primeiro de setembro, com vencimento em 30 de novembro. Também está mantido o parcelamento em cinco vezes do pagamento da taxa, conforme já ficara acertado anteriormente.

O presidente Daniel Carvalho foi informado ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação enviará, nos próximos dias, outro projeto de lei para a Câmara, que vai definir as novas regras que vão vigorar a partir de 2019, com medições e limites, e que permitirão um debate ampliado da questão.

Segundo o que informaram os representantes da Prefeitura – os secretários de Governo, Wladimir Azevedo; da Fazenda, Gilberto Silva Ramos; de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ivayr Soalheiro; e Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Schmiett Terres – esta foi a solução possível encontrada pela Administração Municipal, considerando os aspectos fiscais e jurídicos que envolvem a questão.

 Os representantes dos comerciantes presentes à reunião concordaram com a proposta apresentada, mas advertiram que muitos deles ainda assim vão preferir retirar as placas de identificação de suas lojas, para não ter que pagar a taxa este ano e aguardar a definição de novas regras a partir do ano que vem.

Todos os setores envolvidos foram unânimes em agradecer a interveniência do Legislativo de Contagem, através de iniciativa do presidente Daniel Carvalho, fato que possibilitou o acordo firmado que, mesmo não sendo o ideal, foi o possível, e mostrando que a Câmara Municipal, desta forma, mais uma vez cumpriu o seu papel de representante dos interesses da sociedade contagense.

* Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem