ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto Resgate mostra resultados e desafios na Tribuna Livre da Câmara

29 de agosto de 2018, por lorena.carazza

Um projeto que valoriza a importância dos sonhos para a transformação de uma realidade. Este é o Projeto Resgate, organização contagense sem fins lucrativos que trabalha com meninas de 14 a 16 anos vindas de famílias econômica e socialmente vulneráveis de Contagem.

As coordenadoras do projeto, Flávia Aparecida Faulstich e Ana Cristina de Paula, participaram da Tribuna Livre da 25ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na manhã desta terça-feira (28/08). O objetivo foi, em primeiro lugar, fazer uma espécie de prestação de contas do projeto, e depois apresentar os novos desafios.

O Projeto Resgate foi idealizado por Sara Ane Pereira em 2003, quando 50 jovens passaram por seis meses de palestras e encontros semanais e, por fim, realizaram o sonho da festa de debutante, em uma comemoração coletiva. Em 2017, Sara encontrou mulheres que resolveram “abraçar a causa” e lutaram para a realização da segunda festa, para outras 50 jovens contagenses.

Por isso, exatamente um ano atrás, em agosto de 2017, Flávia e Ana estiveram na Tribuna Livre solicitando ajuda dos vereadores, empresários e voluntários para a realização da festa coletiva de debutantes que encerraria mais um ciclo de palestras e encontros semanais com as garotas e suas famílias.

Este ano, vieram mostrar as fotos da festa de 2017 e anunciaram a próxima, que acontece no próximo dia 08 de setembro, a partir das 21h, no Museu da Indústria. Agora são 56 meninas que tiveram a oportunidade de passar pelo trabalho do Projeto Resgate e terão uma comemoração cheia de emoção, que contará com o talento e animação da cantora Negra Mary.

Como funciona o projeto

Depois de uma triagem, as garotas são selecionadas pelo projeto e assumem o compromisso, juntamente com seus responsáveis, de frequentar palestras, reuniões e oficinas que falam sobre saúde, educação, cidadania, profissões e outros assuntos, por um período de seis meses.

O trabalho, que envolve diretamente a transmissão de valores e o resgate da autoestima dessas meninas, conta com um esforço incansável e conjunto, que reúne voluntários de diversas áreas: médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, entre outros.

Em 2018, 86 jovens passaram por esta triagem, que leva em conta diversos fatores, dentre eles o rendimento escolar delas. “Muitas são indicadas pelos próprios professores e diretores das escolas. Nos foram apresentadas, por exemplo, meninas de 15 e 16 anos, que deveriam estar no segundo grau, mas que ainda estão na sétima série”, conta Flávia.

“Já recebemos retornos positivos da família e da escola sobre meninas que passaram pelo projeto. Meninas que entenderam a importância do nosso trabalho na vida delas e transformaram a própria realidade”, recorda Ana Cristina.

As reuniões acontecem todo sábado, das 14h às 17h, no Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Bairro da Glória, Contagem. Segundo as coordenadoras, o projeto não tem vínculo político, partidário ou religioso, e recebe ajuda de empresários, pessoas físicas ou jurídicas e voluntários que se dispõem a ajudar de alguma forma.

Flávia finalizou sua fala dizendo que atualmente o maior desafio é o transporte das garotas, na maioria moradoras da região do Petrolândia, Sapucaias e Beija-Flor, até o Eldorado. Outra expectativa, segundo ela, é a configuração do projeto como Utilidade Pública Municipal.

O vereador Capitão Fontes (MDB), em aparte, lembrou que o status de “Utilidade Pública” pode ser útil para a garantia de parceiros e recursos, não só no município. Assim como os vereadores Alex Chiodi (SD), Arnaldo de Oliveira (PTB) e o presidente Daniel Carvalho (PV), Fontes parabenizou o projeto e ressaltou a grande contribuição dele para a vida não só das jovens, mas de toda família envolvida por ele.

Contatos do Projeto Resgate:

Flávia: (31) 98852-9492
Ana Cristina: (31) 98364-8970
Espaço do Saber: 3911-9394

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem