ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto Resgate mostra resultados e desafios na Tribuna Livre da Câmara

29 de agosto, por lorena.carazza

Um projeto que valoriza a importância dos sonhos para a transformação de uma realidade. Este é o Projeto Resgate, organização contagense sem fins lucrativos que trabalha com meninas de 14 a 16 anos vindas de famílias econômica e socialmente vulneráveis de Contagem.

As coordenadoras do projeto, Flávia Aparecida Faulstich e Ana Cristina de Paula, participaram da Tribuna Livre da 25ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na manhã desta terça-feira (28/08). O objetivo foi, em primeiro lugar, fazer uma espécie de prestação de contas do projeto, e depois apresentar os novos desafios.

O Projeto Resgate foi idealizado por Sara Ane Pereira em 2003, quando 50 jovens passaram por seis meses de palestras e encontros semanais e, por fim, realizaram o sonho da festa de debutante, em uma comemoração coletiva. Em 2017, Sara encontrou mulheres que resolveram “abraçar a causa” e lutaram para a realização da segunda festa, para outras 50 jovens contagenses.

Por isso, exatamente um ano atrás, em agosto de 2017, Flávia e Ana estiveram na Tribuna Livre solicitando ajuda dos vereadores, empresários e voluntários para a realização da festa coletiva de debutantes que encerraria mais um ciclo de palestras e encontros semanais com as garotas e suas famílias.

Este ano, vieram mostrar as fotos da festa de 2017 e anunciaram a próxima, que acontece no próximo dia 08 de setembro, a partir das 21h, no Museu da Indústria. Agora são 56 meninas que tiveram a oportunidade de passar pelo trabalho do Projeto Resgate e terão uma comemoração cheia de emoção, que contará com o talento e animação da cantora Negra Mary.

Como funciona o projeto

Depois de uma triagem, as garotas são selecionadas pelo projeto e assumem o compromisso, juntamente com seus responsáveis, de frequentar palestras, reuniões e oficinas que falam sobre saúde, educação, cidadania, profissões e outros assuntos, por um período de seis meses.

O trabalho, que envolve diretamente a transmissão de valores e o resgate da autoestima dessas meninas, conta com um esforço incansável e conjunto, que reúne voluntários de diversas áreas: médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, entre outros.

Em 2018, 86 jovens passaram por esta triagem, que leva em conta diversos fatores, dentre eles o rendimento escolar delas. “Muitas são indicadas pelos próprios professores e diretores das escolas. Nos foram apresentadas, por exemplo, meninas de 15 e 16 anos, que deveriam estar no segundo grau, mas que ainda estão na sétima série”, conta Flávia.

“Já recebemos retornos positivos da família e da escola sobre meninas que passaram pelo projeto. Meninas que entenderam a importância do nosso trabalho na vida delas e transformaram a própria realidade”, recorda Ana Cristina.

As reuniões acontecem todo sábado, das 14h às 17h, no Espaço do Saber – Rua Portugal, 370 – Bairro da Glória, Contagem. Segundo as coordenadoras, o projeto não tem vínculo político, partidário ou religioso, e recebe ajuda de empresários, pessoas físicas ou jurídicas e voluntários que se dispõem a ajudar de alguma forma.

Flávia finalizou sua fala dizendo que atualmente o maior desafio é o transporte das garotas, na maioria moradoras da região do Petrolândia, Sapucaias e Beija-Flor, até o Eldorado. Outra expectativa, segundo ela, é a configuração do projeto como Utilidade Pública Municipal.

O vereador Capitão Fontes (MDB), em aparte, lembrou que o status de “Utilidade Pública” pode ser útil para a garantia de parceiros e recursos, não só no município. Assim como os vereadores Alex Chiodi (SD), Arnaldo de Oliveira (PTB) e o presidente Daniel Carvalho (PV), Fontes parabenizou o projeto e ressaltou a grande contribuição dele para a vida não só das jovens, mas de toda família envolvida por ele.

Contatos do Projeto Resgate:

Flávia: (31) 98852-9492
Ana Cristina: (31) 98364-8970
Espaço do Saber: 3911-9394

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem