ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Janeiro Branco pela saúde mental é tema da Tribuna Livre da Câmara

13 de dezembro, por Leandro Perché

A Tribuna Livre desta semana na Câmara Municipal de Contagem recebeu a psicóloga Kênia Daniele Nepomuceno, que falou sobre a Lei 4.919, de 21 de dezembro de 2017, que institui, no Calendário Oficial de Contagem, o “Janeiro Branco”, mês dedicado à conscientização e difusão da saúde mental e emocional.

A Lei partiu de um projeto do vereador Pastor Itamar (PRB) assinado pela maioria dos vereadores e aprovado por unanimidade, com o objetivo de destacar a importância da saúde mental como estado de equilíbrio pessoal, sua importância para a vida em sociedade, e a necessidade de se buscar esclarecimento e orientação sobre o assunto. Para isso, prevê uma série de ações de conscientização no mês de janeiro, incluindo palestras gratuitas sobre o tema em espaços privados ou públicos do município.

A psicóloga iniciou sua participação destacando que o Janeiro Branco é uma campanha de grande impacto para a saúde emocional e mental. “Ela acontece sem ser lei municipal desde o ano de 2014, inicialmente, em Uberlândia. Como profissionais de saúde, temos visto o número crescente de adoecimentos emocional e mental. Daí a importância de abordar esse tema”, explicou Kênia Nepomuceno.

Sobre a prevenção, a psicóloga destacou que requer muita atenção, pela dificuldade em lidar com pensamentos e emoções. “Recebemos uma chamada da Organização Mundial da Saúde para ficarmos atentos ao número crescente até 2020, de 322 bilhões de pessoas que estão acometidas de doenças emocionais, como depressão, ansiedade, transtorno do pânico e tantas outras. Então, nós psicólogos tivemos a ideia de trazer uma campanha preventiva, voluntária, para ajudar a evitar esses problemas e reduzir esses momentos de muita angústia das pessoas”, destacou.

A coordenadora da campanha comemorou a adesão considerável de profissionais de saúde ao Janeiro Branco e os bons resultados já observados, salvando vidas. Ela destacou que, no próximo mês, serão realizadas várias ações, com pontos pela cidade para informar a população e fazer acolhimento psicológico das pessoas em sofrimento mental e emocional. A principal ação em Contagem será no dia 26 de janeiro na Praça Glória, com ações educativas, preventivas e de acolhimento.

Por fim, a psicóloga agradeceu a Câmara “pela aprovação do projeto, pela adesão à campanha e por ter aberto as portas para um tema tão importante, para trabalharmos para uma cultura de psicoeducação”. E Pastor Itamar concluiu enaltecendo o trabalho dos voluntários, “para reduzir o impacto da correria, das crises e da pressão psicológica da sociedade atual em condições como depressão, ansiedade e outras”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem