ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo encerra polêmica das placas de publicidade ampliando isenção da taxa

19 de dezembro, por Leandro Perché

Após meses de intensos debates intermediados pelo Legislativo de Contagem entre comerciantes, Prefeitura e entidades representativas, os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (18/12), o Projeto de Lei Complementar 025/2018, que aumenta o tamanho máximo das placas de identificação e publicidade do comércio que podem ter isenção da Taxa de Fiscalização de Engenhos de Publicidade (TFEP).

A matéria de autoria do Executivo altera um artigo do Código de Posturas de Contagem, ampliando de 1 m2 para 2 m2 o tamanho máximo das placas isentas da taxa. E uma emenda assinada por 20 vereadores e aprovada junto ao projeto aumenta o limite das placas para 2,5 m2 e flexibiliza os critérios de isenção – incluindo placas que possuem dispositivos de iluminação ou animação, e as que têm estrutura própria de sustentação, que, pela legislação anterior, não poderiam ser isentas; permite, ainda, na fachada, propagandas fotográficas que fazem alusão à atividade comercial.

Uma emenda proposta pelo vereador Daniel do Irineu (PP) ampliando o limite das placas isentas para 4 m2 foi considerada ilegal e inconstitucional pelos pareceres da Procuradoria e das Comissões da Câmara. Ela foi arquivada após a aprovação dos pareceres por 14 dos 18 vereadores presentes e aptos a votar (o presidente não vota). Além do autor da emenda, votaram contra os pareceres os vereadores Alex Chiodi (SD), Jair Tropical e Vinícius Faria (PCdoB).

Atendendo a um pedido do líder de Governo, vereador Teteco (MDB), o procurador geral da Câmara, Silvério Cândido, explicou que o proposto pela emenda do vereador, por se tratar de renúncia fiscal, seria de competência privativa do Executivo, “que poderia vetar o projeto, voltando à situação anterior e prejudicando ainda mais os comerciantes”. Teteco completou que a ampliação da isenção para placas de até 2,5 m2 foi acordado com a Prefeitura, e houve compromisso de que não seria vetada.

Alex Chiodi enalteceu a luta dos vereadores e a “conquista possível”. Por fim, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), esclareceu que o Legislativo de Contagem sempre esteve ao lado dos comerciantes, abriu as portas para suas demandas e foi essencial para conquistas dessa categoria – como o desconto de 50% na TFEP referente a 2018, aprovado em novembro, além da ampliação do tamanho das placas isentas.

“A lei é de 1983, e quero esclarecer que, se não fosse a Câmara Municipal, não haveria debate, e os comerciantes não teriam nem a remissão de 50% nas taxas de 2018. É uma maldade falar que estamos contra o comércio. A Câmara vem cobrando do Executivo e do prefeito, e estamos há seis meses discutindo o tema, incluindo todos os interessados, algo que o governo não faria, e cobraria a taxa sem debate”, desabafou Daniel Carvalho. “Esta Casa trabalhou muito pelos comerciantes e, se não alcançamos todo o objetivo, foi porque o governo não quis”, completou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem