ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores buscam soluções para os trailers e food trucks na cidade

26 de fevereiro de 2019, por lorena.carazza

Alguns vereadores falaram, nesta terça-feira (26/02), em plenário, durante a 4ª reunião ordinária da Câmara, da necessidade de buscar alternativas para o funcionamento dos trailers e veículos automotores que comercializam alimentos e bebidas em geral no município.

O assunto começou com o vereador Alex Chiodi (SD), que foi procurado na semana passada por um comerciante da região da Sede que, há 17 anos, estaciona seu trailer em uma calçada próxima à UPA, no centro de Contagem. O comerciante foi impedido de trabalhar por agentes da Transcon, que alegaram a proibição de veículos emplacados estacionarem sobre calçadas.

Segundo Chiodi, nessa quarta-feira (27/02), haverá uma reunião com o presidente da Transcon, Gustavo Gomes Peixoto, que deve propor alguma alternativa para esse e outros comerciantes que estejam na mesma situação. “Por mais que esteja correta a proibição do estacionamento, há que se buscar um entendimento, uma solução para esses trabalhadores”, disse o vereador.

Daniel do Irineu (PP), que também tomou ciência da situação na semana passada, reforçou que principalmente diante do alto índice de desemprego, a Casa tem o dever de intervir a favor dos comerciantes, “que estão trabalhando de forma digna e honesta”.

Outro vereador que se solidarizou foi o presidente Daniel Carvalho (PV). Para ele, a regulamentação da atividade é necessária, mas não é correto apenas avisar ao proprietário dos trailers sobre a proibição do estacionamento em calçadas. “É incoerente determinar a retirada do carro, sem dar ao comerciante a chance e prazos para procurar se adequar”, disse.

Legislação já existe

Em 2017, o vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) propôs o Projeto de Lei 044/17, que buscava estabelecer a política municipal de incentivo e fomento a feiras gastronômicas e à comercialização de alimentos em trailers, vans, caminhões e veículos similares conhecidos como “food trucks”.

Depois de receber o parecer pela inconstitucionalidade da Procuradoria da Casa foi retirado de pauta. A iniciativa do vereador, no entanto, foi levada em consideração pela Prefeitura, que no mesmo ano mandou para a Câmara um projeto de lei complementar – PLC 029/17 que regularizava a venda de alimentos e bebidas em veículos automotores, incluindo a atividade no Código de Posturas do Município.

Já em 2018, o Decreto 478/2018 da Prefeitura estabeleceu, então, uma série de normas para a comercialização de alimentos em logradouro público em veículos automotores. Dentre elas, consta a proibição do estacionamento deles em passeios públicos.

“Se a Prefeitura quer colocar em prática a regulamentação, é necessário, antes, conversar e explicar para os comerciantes, respeitando essas pessoas”, finalizou Dr. Wellington.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem