Duas semanas após ser homenageado na Câmara Municipal de Contagem, pela atuação na cidade e em função do mês do consumidor, o Procon Contagem foi novamente pauta da Casa Legislativa. Na plenária desta semana, os vereadores defenderam a descentralização e a ampliação dos atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
O presidente da Comissão Externa do Consumidor da Câmara, vereador Pastor Itamar (PRB), destacou uma indicação à Prefeitura de Contagem para que nomeie um servidor para atender pelo Procon Contagem fora de sua sede, percorrendo as regionais da cidade.
“O Procon é um órgão muito ativo em nossa cidade e tem feito um excelente trabalho. Em reunião com a Rariúcha Braga, superintendente do Procon Contagem, ela nos colocou as dificuldades e, por isso, solicitamos ao governo um servidor para fazer o atendimento nas regionais, como tinha antigamente, do Procon descentralizado, saindo do Eldorado para que, a cada dia da semana, ele passe o dia fazendo o atendimento na regional”, explicou.
O vereador destacou que, quando esse serviço era realizado em outros anos, o Procon chegou a atender, por exemplo, “110 pessoas na Regional Industrial, 190 no Nacional, 60 no Petrolândia, 250 na Ressaca e 105 na Regional Vargem das Flores no mês”. “Temos um atendimento de quase mil pessoas nas regionais, essas pessoas têm dificuldade de se locomover para o Eldorado e, muitas vezes, são de baixa renda. Então, levar o Procon às regionais é um benefício que aproxima esse serviço da população”, pontuou Itamar.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), lembrou que a descentralização foi uma realização de sua gestão à frente do Procon Contagem – entre os anos de 2014 e 2015 – e apresentou bons resultados.
“Os números que o vereador traz são da minha gestão como diretor do Procon, a descentralização foi realizada na minha gestão e, na minha saída, com o retorno à Câmara, deixou-se de fazer. É algo que facilita para todos os cidadãos, até porque a realidade da nossa cidade é de dificuldade de deslocamento entre algumas regionais. Naquele período, aumentou consideravelmente o número de atendimentos”, esclareceu Daniel Carvalho.
Procon na Câmara
O presidente da Câmara destacou que o Legislativo de Contagem está sempre aberto para debater sobre o Procon, defender e cobrar a descentralização e a ampliação de espaços para atendimento. “O Procon está entre as instituições com mais credibilidade no Brasil e presta um grande serviço para a população. Então, conte sempre com esta Casa, com o presidente e com este vereador, que também milita nesta causa”, disse Daniel Carvalho.
Por sua vez, o presidente da Comissão do Consumidor revelou que há estudos do Procon juntamente com o Legislativo de Contagem, para viabilizar um ponto de atendimento ao consumidor na Câmara Municipal.
Concluindo, o vereador Pastor Itamar também apresentou indicação para que o Procon Contagem possa contar diariamente com um membro da Guarda Civil de Contagem, para garantir a segurança dos servidores e consumidores.
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...