ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores defendem ampliação do atendimento do Procon Contagem

11 de abril, por Leandro Perché

Duas semanas após ser homenageado na Câmara Municipal de Contagem, pela atuação na cidade e em função do mês do consumidor, o Procon Contagem foi novamente pauta da Casa Legislativa. Na plenária desta semana, os vereadores defenderam a descentralização e a ampliação dos atendimentos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

O presidente da Comissão Externa do Consumidor da Câmara, vereador Pastor Itamar (PRB), destacou uma indicação à Prefeitura de Contagem para que nomeie um servidor para atender pelo Procon Contagem fora de sua sede, percorrendo as regionais da cidade.

“O Procon é um órgão muito ativo em nossa cidade e tem feito um excelente trabalho. Em reunião com a Rariúcha Braga, superintendente do Procon Contagem, ela nos colocou as dificuldades e, por isso, solicitamos ao governo um servidor para fazer o atendimento nas regionais, como tinha antigamente, do Procon descentralizado, saindo do Eldorado para que, a cada dia da semana, ele passe o dia fazendo o atendimento na regional”, explicou.

O vereador destacou que, quando esse serviço era realizado em outros anos, o Procon chegou a atender, por exemplo, “110 pessoas na Regional Industrial, 190 no Nacional, 60 no Petrolândia, 250 na Ressaca e 105 na Regional Vargem das Flores no mês”. “Temos um atendimento de quase mil pessoas nas regionais, essas pessoas têm dificuldade de se locomover para o Eldorado e, muitas vezes, são de baixa renda. Então, levar o Procon às regionais é um benefício que aproxima esse serviço da população”, pontuou Itamar.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), lembrou que a descentralização foi uma realização de sua gestão à frente do Procon Contagem – entre os anos de 2014 e 2015 –  e apresentou bons resultados.

“Os números que o vereador traz são da minha gestão como diretor do Procon, a descentralização foi realizada na minha gestão e, na minha saída, com o retorno à Câmara, deixou-se de fazer. É algo que facilita para todos os cidadãos, até porque a realidade da nossa cidade é de dificuldade de deslocamento entre algumas regionais. Naquele período, aumentou consideravelmente o número de atendimentos”, esclareceu Daniel Carvalho.

Procon na Câmara

O presidente da Câmara destacou que o Legislativo de Contagem está sempre aberto para debater sobre o Procon, defender e cobrar a descentralização e a ampliação de espaços para atendimento. “O Procon está entre as instituições com mais credibilidade no Brasil e presta um grande serviço para a população. Então, conte sempre com esta Casa, com o presidente e com este vereador, que também milita nesta causa”, disse Daniel Carvalho.      

Por sua vez, o presidente da Comissão do Consumidor revelou que há estudos do Procon juntamente com o Legislativo de Contagem, para viabilizar um ponto de atendimento ao consumidor na Câmara Municipal.

Concluindo, o vereador Pastor Itamar também apresentou indicação para que o Procon Contagem possa contar diariamente com um membro da Guarda Civil de Contagem, para garantir a segurança dos servidores e consumidores.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem