ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Municipal busca mais segurança para o Procon Contagem

15 de abril, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, Daniel Carvalho (PV), e a Comissão Externa do Consumidor receberam, nesta segunda-feira (15/04), a superintendente do Procon Contagem, Rariúcha Braga, e representantes da Guarda Civil de Contagem (GCC). O objetivo foi debater a necessidade da presença da guarda municipal na sede do Procon Contagem, no Eldorado.

A demanda partiu de uma reunião anterior da Comissão do Consumidor com o Procon, que gerou dois requerimentos por parte do presidente da Comissão, vereador Pastor Itamar (PRB), para a administração pública: um solicitando a descentralização do serviço na regionais; e outro, pedindo um guarda civil fixo para garantir a segurança de servidores e consumidores na sede do Procon.

A representante do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor destacou que muitos consumidores que procuram o Procon para registrar reclamações sobre empresas, produtos e serviços chegam nervosos e exaltados, e acabam ameaçando e agredindo verbalmente os funcionários. Devido à sensação de insegurança no local, ela destacou a necessidade da presença fixa de pelo menos um oficial da GCC nas dependências do Procon Contagem.

A Guarda Civil, representada pelo Gerente do 1º Comando Regional, Josaphat Almeida, e pelo Diretor Operacional Ronan França, expôs as dificuldades da GCC, “com um número insuficiente de servidores para atender as demandas do município”. Eles se comprometeram a levar o pedido para o comando da Guarda e para o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, e a intensificar a ronda no local, principalmente nos horários de maior movimento.

Por fim, os vereadores da Comissão do Consumidor, incluindo Caxicó (PPS) e Xexéu (PTB), se colocaram à disposição para buscarem uma solução conjunta, a fim de garantir mais segurança para funcionários e frequentadores do Procon. Daniel Carvalho destacou que a Câmara, assim como ele próprio, que já esteve à frente do Procon, estará sempre de portas abertas para debater e buscar respostas para as demandas dos consumidores de Contagem.

“O público chega ao Procon sem saber, muitas vezes, que lá é local de acolhimento de suas demandas e reclamações, é uma instituição com grande credibilidade na defesa dos direitos do consumidor. Por isso, buscamos um apoio da guarda, para garantir que a exaltação de alguns não seja mal direcionada em forma de desrespeito. Então, contem sempre com esta Casa e este vereador, que também milita na causa do consumidor”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem