ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Jubileu de N. Sra. das Dores pode ser reconhecido como patrimônio imaterial e cultural de Contagem

23 de abril de 2019, por Leandro Perché

O Jubileu de Nossa Senhora das Dores, celebrado desde o século XVIII, é uma das festas tradicionais mais importantes de Contagem. Legitimando a importância da data, nesta terça-feira (23/04), durante reunião plenária, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), apresentou o Projeto de Lei 019/2019, que eleva o Jubileu de Nossa Senhora das Dores a patrimônio imaterial e cultural do município.

Prevista no calendário da cidade como feriado, por meio da Lei 3.484 de 19 de dezembro de 2001, a festividade é celebrada em Contagem desde 1806 e, por isso, segundo o parlamentar, se faz necessária a inclusão do festejo ao calendário oficial do município. “Formalizar essa festa religiosa vai além de um desejo dos fiéis e da população contagense. Essa é a garantia para que esse patrimônio jamais se perca”, justifica Carvalho.

Frequentador assíduo das solenidades religiosas, o presidente da Câmara destaca ainda a grandiosidade do jubileu. “A cada ano, os bancos e corredores da Matriz de São Gonçalo ficam ainda mais cheios, uma vez que romeiros e peregrinos se unem com o objetivo de participarem das atividades propostas pela igreja em função do Jubileu de Nossa Senhora das Dores”, enfatiza Daniel.

Tradição

O evento teve início após Antônio Joaquim de Santana Filho, morador do arraial “São Gonçalo de Contagem”, ir a Roma levar um pedido da Igreja local para que a festa fosse realizada. O Papa Pio VII, em 1806, autorizou a celebração que é realizada na sexta-feira anterior à sexta-feira da Paixão.

No último dia 12 de abril, ocorreu o 213º Jubileu em honra a Nossa Senhora das Dores, sendo não somente uma festa religiosa, mas já considerado patrimônio imaterial da cidade, quando os contagenses celebram a fé em Maria Santíssima.

Daniel Carvalho aproveitou a oportunidade para parabenizar o padre Fernando Mello, responsável pela Paróquia São Gonçalo e pela programação da Semana Santa deste ano. “Estive presente durante a encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-Feira da Paixão, um momento muito emocionante para quem participou. É muito importante que esse sentimento despertado pela Semana Santa perpetue por todos os dias na expectativa de que as pessoas possam olhar para o próximo com mais empatia, amor e compreensão”, conclui.

Em apartes, os vereadores Dr. Rubens Campos (DC) e Alex Chiodi (SD) enalteceram a iniciativa, diante da relevância do evento religioso para o povo de Contagem. “O Jubileu de Nossa Senhora já é feriado municipal, e esse pedido justo é para que faça parte do calendário de comemorações do município. Faço coro com Vossa Excelência sobre isso e nas felicitações ao Padre Fernando e a toda a comunidade pelas celebrações religiosas”, disse Chiodi.

  • Por Natália Rosa
    Foto: Paróquia São Gonçalo

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem