O Jubileu de Nossa Senhora das Dores, celebrado desde o século XVIII, é uma das festas tradicionais mais importantes de Contagem. Legitimando a importância da data, nesta terça-feira (23/04), durante reunião plenária, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), apresentou o Projeto de Lei 019/2019, que eleva o Jubileu de Nossa Senhora das Dores a patrimônio imaterial e cultural do município.
Prevista no calendário da cidade como feriado, por meio da Lei 3.484 de 19 de dezembro de 2001, a festividade é celebrada em Contagem desde 1806 e, por isso, segundo o parlamentar, se faz necessária a inclusão do festejo ao calendário oficial do município. “Formalizar essa festa religiosa vai além de um desejo dos fiéis e da população contagense. Essa é a garantia para que esse patrimônio jamais se perca”, justifica Carvalho.
Frequentador assíduo das solenidades religiosas, o presidente da Câmara destaca ainda a grandiosidade do jubileu. “A cada ano, os bancos e corredores da Matriz de São Gonçalo ficam ainda mais cheios, uma vez que romeiros e peregrinos se unem com o objetivo de participarem das atividades propostas pela igreja em função do Jubileu de Nossa Senhora das Dores”, enfatiza Daniel.
Tradição
O evento teve início após Antônio Joaquim de Santana Filho, morador do arraial “São Gonçalo de Contagem”, ir a Roma levar um pedido da Igreja local para que a festa fosse realizada. O Papa Pio VII, em 1806, autorizou a celebração que é realizada na sexta-feira anterior à sexta-feira da Paixão.
No último dia 12 de abril, ocorreu o 213º Jubileu em honra a Nossa Senhora das Dores, sendo não somente uma festa religiosa, mas já considerado patrimônio imaterial da cidade, quando os contagenses celebram a fé em Maria Santíssima.
Daniel Carvalho aproveitou a oportunidade para parabenizar o padre Fernando Mello, responsável pela Paróquia São Gonçalo e pela programação da Semana Santa deste ano. “Estive presente durante a encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-Feira da Paixão, um momento muito emocionante para quem participou. É muito importante que esse sentimento despertado pela Semana Santa perpetue por todos os dias na expectativa de que as pessoas possam olhar para o próximo com mais empatia, amor e compreensão”, conclui.
Em apartes, os vereadores Dr. Rubens Campos (DC) e Alex Chiodi (SD) enalteceram a iniciativa, diante da relevância do evento religioso para o povo de Contagem. “O Jubileu de Nossa Senhora já é feriado municipal, e esse pedido justo é para que faça parte do calendário de comemorações do município. Faço coro com Vossa Excelência sobre isso e nas felicitações ao Padre Fernando e a toda a comunidade pelas celebrações religiosas”, disse Chiodi.
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...