No final do mês de abril, os assistentes sociais de Contagem estiveram na Câmara Municipal, buscando apoio dos vereadores para suas reivindicações de melhoria nas condições de trabalho e na carreira. E, após a intervenção da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Social da Casa e de outros parlamentares, a categoria comemorou algumas conquistas, anunciadas pelo prefeito Alex de Freitas em reunião realizada nesta quarta-feira (15/05) – Dia do Assistente Social.
O que motivou sua presença na Câmara naquela ocasião foi um projeto em pauta que aumentaria o número de vagas de assistente social no município, mas os mantinha no nível XII no Plano de Carreiras, quando outras categorias de nível superior teriam o nível XIV. Com envolvimento dos vereadores, várias reuniões realizadas com os profissionais e com a administração, a categoria conseguiu a equiparação, representando uma melhoria no salário e na carreira.
Além disso, houve compromisso do prefeito em relação ao pagamento do desconto da flexibilização nas férias dos assistentes sociais, e da inclusão de um dispositivo na lei para que os servidores efetivos de serviço social ocupem as coordenações dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). E também, em até 30 dias, a publicação do edital para o concurso com cargos na área.
Importância da valorização
A assistente social Vania Conceição Ferreira ocupou a tribuna livre da Câmara nesta semana, ressaltando a importância da profissão e a necessidade de valorização. “O assistente social é um profissional que provoca mudanças na vida das pessoas. Quando ele atende, convida o sujeito a pensar sobre sua realidade e aponta caminhos possíveis para sair da situação de miséria e de violação de direitos. Ele atua na saúde, educação, assistência social, direitos humanos, e provoca mudanças na rede socioassistencial”, explicou.
Nesta quarta-feira, durante a reunião na Prefeitura, Vania demonstrou, mais uma vez, a satisfação da categoria pela atuação dos vereadores. “A palavra de ordem hoje é gratidão. Estamos vencendo uma barreira que implicava nossa dignidade profissional, pois éramos vistos como profissional de ensino médio e, hoje, por meio da participação do Legislativo e do Executivo, estamos sendo honrados com essa grande e esperada vitória”, declarou, sobre a equiparação.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), enalteceu o caráter ordeiro das manifestações, a atuação da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Social da Câmara e a sensibilidade do Governo.
“Acompanho de perto a luta de vocês, e deram um show neste ano. Demonstraram para a cidade a maneira organizada, unida e ordenada de lutar pelos direitos. Vale ressaltar também o trabalho da presidência da Comissão e de todos os vereadores que atuaram brilhantemente nesta causa e foram fundamentais para a interlocução junto ao Governo Municipal, que reconheceu e valorizou a categoria”, disse Daniel Carvalho.
O vereador Pastor Itamar (PRB), presidente da Comissão, que esteve à frente das negociações, também comemorou as melhorias anunciadas.
“A forma como a categoria conduziu suas reivindicações e sua luta por direitos foi exemplar e sensibilizou a todos, tanto que, não só a Comissão, mas vários vereadores se envolveram e, especialmente nosso presidente Daniel Carvalho, que nos deu essa liberdade. Hoje, é uma conquista de todos, da valorização de uma categoria tão importante e que foi reconhecida pelo prefeito Alex enquanto gestor diferenciado, que olha a questão humana e de justiça”, concluiu.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...