ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem cria Comissão Especial de Combate à Dengue

21 de maio, por Leandro Perché

Presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, propôs a criação da Comissão

Em 2019, até o momento, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (21/5), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas Gerais registrou 289.500 casos prováveis (confirmados + suspeitos) de dengue. Os dados apontam ainda que 49 pessoas morreram por complicações da doença. E, infelizmente, Contagem aparece na lista de óbitos com duas vítimas.

Preocupado com essa situação, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, durante a reunião plenária, apresentou os números alarmantes e propôs a criação da Comissão Especial de Combate à Dengue – aprovada pelos parlamentares.

Formada pelos vereadores Alex Chiodi (SD), Capitão Fontes (MDB), Daniel Carvalho (PV), Dr. Rubens Campos (DC), Xexéu (PTB) e Zé Antônio (PT), a Comissão tem como objetivo acompanhar e fiscalizar as ações realizadas pelo Executivo no combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Além disso, propor novas discussões e realizar atividades dentro do Legislativo estão entre as responsabilidades do grupo.

“É essencial que esta Casa se envolva no combate à dengue.  A prevenção é a melhor forma de combate e é responsabilidade de todos nós. Para isso, é necessário conhecer ações simples de prevenção que podem fazer toda diferença nessa luta. Pensando nisso, criamos, hoje, a Comissão para que a gente possa de forma especial atuar cobrando ações efetivas do Governo Municipal na expectativa de que os números parem de crescer”, ressaltou Daniel Carvalho.

Campanhas

A Câmara Municipal de Contagem tem realizado algumas ações para alertar a população sobre os riscos e conscientizar sobre as muitas formas de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Durante os últimos meses, os vereadores têm debatido em plenário as ações de combate à dengue na cidade e cobrado ações de prevenção e melhor atendimento aos casos nas unidades de saúde. As páginas oficiais da Câmara na internet abriram espaço para uma campanha sobre a doença, intensificada nas redes sociais, com informações e dicas sobre o combate à dengue.

Na última semana, a Casa recebeu a Escola Municipal Dr. Sabino Barroso para assistir a peça “Minha Casa, Meu Ambiente”, do grupo de teatro Agente em Cena, formado por agentes de combate a endemias (ACE) de Contagem. De forma lúdica e divertida, a atividade teve por objetivo conscientizar os jovens sobre seu papel no combate à dengue dentro de casa.

“Nosso foco agora é envolver as instituições de ensino do município, por meio de ações da Escola do Legislativo, para dar continuidade no envolvimento dos alunos em relação às medidas preventivas para eliminar o Aedes aegypti. Para isso, a Comissão irá preparar uma programação especial com o intuito de conscientizar o cidadão contagense para que todos contribuam dentro de seus lares, executando as tarefas necessárias para inibir a proliferação do mosquito transmissor,” concluiu Daniel Carvalho.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem