ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem recebe certificado de Amigo do Autista

18 de junho de 2019, por Leandro Perché

Em celebração ao Dia Municipal do Orgulho Autista, 18 de junho, a Câmara Municipal de Contagem abriu sua Tribuna Livre na plenária desta terça-feira para representantes do Amais Contagem (Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares), que falaram sobre o autismo – transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação, da comunicação e do comportamento.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), recebeu, das mãos das diretoras do grupo, o certificado de Amigo do Autista, pela atuação do Legislativo Municipal com ações, debates inclusivos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a saúde e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares em Contagem.

Nesse sentido, também receberam a homenagem, entre outras personalidades, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), pelo envolvimento com as causas das pessoas com deficiência, incluindo diversas matérias, como projeto que deu origem à Lei 4.995/2019, que institui o Dia Municipal do Orgulho Autista; e o ex-vereador Beto Diniz, que foi autor de duas leis sobre o tema: uma que reconhece os autistas como pessoas com deficiência, ampliando seus direitos; e a do Dia Municipal de Conscientização do Autismo.

O presidente Daniel Carvalho fez questão de fazer a leitura do certificado de Amigo do Autista, “em reconhecimento ao apoio e colaboração à causa do autismo em Contagem”, agradeceu em nome dos vereadores e reafirmou o compromisso da Câmara em “abrir espaço para o debate da causa e buscar melhores condições de vida para as pessoas com autismo e seus familiares”.

Os vereadores Alex Chiodi (SD) e Rubens Campos (DC) parabenizaram o Amais pela mobilização e pelo trabalho. O primeiro ressaltou, ainda, a importância da atuação da Câmara no desenvolvimento de políticas públicas que atendam essa parcela da população.

“Lembro-me quando o então vereador Beto Diniz trouxe o debate a esta Casa, pela valorização das pessoas com autismo. E é uma alegria quando o trabalho é reconhecido, mesmo quando aquele vereador não está mais na Câmara, pois mostra que o que fazemos no mandato tem efeito duradouro e faz a diferença. Hoje, continuamos nessa luta, com os vereadores Daniel Carvalho e Arnaldo, com um posicionamento em favor das pessoas com autismo”, disse Chiodi.

Outros homenageados pelo Amais foram o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; o presidente da OAB Subseção Contagem, Sanders Alves; e os colaboradores do Amais Luiz de Freitas, Éder Luís dos Santos, e a conselheira jurídica do Grupo, Ana Lúcia.

Trabalho e desafios

Representando o Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem, a segunda secretária do Amais, Denise Gomes, e a diretora do grupo, Josy Silva, participaram da tribuna livre, discorrendo sobre a causa, e passando um vídeo informativo sobre o transtorno e sobre a data especial.

A primeira relatou as características do transtorno, as dificuldades que as famílias enfrentam e a importância das ações de informação e conscientização do Dia do Orgulho Autista. Ela destacou que a data foi estabelecida nos Estados Unidos em 2004, com o objetivo de “defender os direitos dos autistas, celebrar a ‘neurodiversidade’ e as características únicas que os autistas têm”.

De acordo com Denise, as famílias e associações celebram a data com encontros e ações de conscientização, “buscando espaços como este (Câmara), onde podemos falar sobre o tema, com o intuito de mudar a visão negativa da sociedade sobre o autismo, passando essa ideia de doença para diferença. Nossos filhos não são doentes, mas possuem características únicas que lhes trazem desafios e recompensas”, pontuou.

A representante do Amais explicou que o autismo afeta três áreas: a comunicação, fazendo com que a criança não fale, ou tenha dificuldades em manter um diálogo; a interação, com isolamento, falta de interesse em seus pares, ou mantendo pouco ou nenhum contato visual; e o comportamento, com interesse restrito, movimentos repetitivos atípicos e outras dificuldades.

“A palavra ‘orgulho’ é o avesso ou contrário de vergonha, ou seja, pessoas que se sentem bem por serem do jeito que são. Todo movimento que se intitula ‘orgulho’ tem como objetivo a mobilização de pessoas consideradas diferentes pela sociedade. Não sentimos orgulho porque nossos filhos são autistas, mas de vê-los se superando e crescendo, sentimos orgulho de ver as famílias buscando o melhor para seus filhos nos quesitos saúde, educação e lazer”, concluiu, Denise, protestando contra os rótulos e o tratamento desigual.

Por fim, muito emocionada, Josy Silva agradeceu a Câmara Municipal de Contagem pelo apoio à causa e a todos os que colaboram, cotidianamente, para a melhoria das condições para os autistas e seus familiares.

Veja mais notícias

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza

PL inclui Feira Mercado Afro no calendário do município

5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC).  A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem