ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem recebe certificado de Amigo do Autista

18 de junho, por Leandro Perché

Em celebração ao Dia Municipal do Orgulho Autista, 18 de junho, a Câmara Municipal de Contagem abriu sua Tribuna Livre na plenária desta terça-feira para representantes do Amais Contagem (Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares), que falaram sobre o autismo – transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação, da comunicação e do comportamento.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), recebeu, das mãos das diretoras do grupo, o certificado de Amigo do Autista, pela atuação do Legislativo Municipal com ações, debates inclusivos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a saúde e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares em Contagem.

Nesse sentido, também receberam a homenagem, entre outras personalidades, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), pelo envolvimento com as causas das pessoas com deficiência, incluindo diversas matérias, como projeto que deu origem à Lei 4.995/2019, que institui o Dia Municipal do Orgulho Autista; e o ex-vereador Beto Diniz, que foi autor de duas leis sobre o tema: uma que reconhece os autistas como pessoas com deficiência, ampliando seus direitos; e a do Dia Municipal de Conscientização do Autismo.

O presidente Daniel Carvalho fez questão de fazer a leitura do certificado de Amigo do Autista, “em reconhecimento ao apoio e colaboração à causa do autismo em Contagem”, agradeceu em nome dos vereadores e reafirmou o compromisso da Câmara em “abrir espaço para o debate da causa e buscar melhores condições de vida para as pessoas com autismo e seus familiares”.

Os vereadores Alex Chiodi (SD) e Rubens Campos (DC) parabenizaram o Amais pela mobilização e pelo trabalho. O primeiro ressaltou, ainda, a importância da atuação da Câmara no desenvolvimento de políticas públicas que atendam essa parcela da população.

“Lembro-me quando o então vereador Beto Diniz trouxe o debate a esta Casa, pela valorização das pessoas com autismo. E é uma alegria quando o trabalho é reconhecido, mesmo quando aquele vereador não está mais na Câmara, pois mostra que o que fazemos no mandato tem efeito duradouro e faz a diferença. Hoje, continuamos nessa luta, com os vereadores Daniel Carvalho e Arnaldo, com um posicionamento em favor das pessoas com autismo”, disse Chiodi.

Outros homenageados pelo Amais foram o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; o presidente da OAB Subseção Contagem, Sanders Alves; e os colaboradores do Amais Luiz de Freitas, Éder Luís dos Santos, e a conselheira jurídica do Grupo, Ana Lúcia.

Trabalho e desafios

Representando o Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem, a segunda secretária do Amais, Denise Gomes, e a diretora do grupo, Josy Silva, participaram da tribuna livre, discorrendo sobre a causa, e passando um vídeo informativo sobre o transtorno e sobre a data especial.

A primeira relatou as características do transtorno, as dificuldades que as famílias enfrentam e a importância das ações de informação e conscientização do Dia do Orgulho Autista. Ela destacou que a data foi estabelecida nos Estados Unidos em 2004, com o objetivo de “defender os direitos dos autistas, celebrar a ‘neurodiversidade’ e as características únicas que os autistas têm”.

De acordo com Denise, as famílias e associações celebram a data com encontros e ações de conscientização, “buscando espaços como este (Câmara), onde podemos falar sobre o tema, com o intuito de mudar a visão negativa da sociedade sobre o autismo, passando essa ideia de doença para diferença. Nossos filhos não são doentes, mas possuem características únicas que lhes trazem desafios e recompensas”, pontuou.

A representante do Amais explicou que o autismo afeta três áreas: a comunicação, fazendo com que a criança não fale, ou tenha dificuldades em manter um diálogo; a interação, com isolamento, falta de interesse em seus pares, ou mantendo pouco ou nenhum contato visual; e o comportamento, com interesse restrito, movimentos repetitivos atípicos e outras dificuldades.

“A palavra ‘orgulho’ é o avesso ou contrário de vergonha, ou seja, pessoas que se sentem bem por serem do jeito que são. Todo movimento que se intitula ‘orgulho’ tem como objetivo a mobilização de pessoas consideradas diferentes pela sociedade. Não sentimos orgulho porque nossos filhos são autistas, mas de vê-los se superando e crescendo, sentimos orgulho de ver as famílias buscando o melhor para seus filhos nos quesitos saúde, educação e lazer”, concluiu, Denise, protestando contra os rótulos e o tratamento desigual.

Por fim, muito emocionada, Josy Silva agradeceu a Câmara Municipal de Contagem pelo apoio à causa e a todos os que colaboram, cotidianamente, para a melhoria das condições para os autistas e seus familiares.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem