ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara promove palestra sobre dependência química para estudantes de Contagem

24 de junho, por Leandro Perché

Em função do Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado na próxima quarta-feira (26/06), o mês de junho ficou marcado pelo “Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas”. Principalmente na semana que antecede a data, o poder público, instituições de ensino e iniciativa privada se engajam em campanhas sobre o tema.

Pensando em contribuir com as ações de conscientização para a prevenção, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola  do Legislativo, e a Faculdade UNA realizaram, nesta segunda-feira (24/06), uma palestra sobre o assunto na Escola Estadual Francisco Firmo de Matos. Com o objetivo de trazer uma abordagem diferenciada sobre a dependência química e emocional, o debate reuniu cerca de 400 alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos.

A própria entrada da instituição de ensino já dava o tom da preocupação com o enfrentamento ao uso de drogas, contendo cartazes informativos sobre o tema. E, de maneira dinâmica, as formas de prevenção foram tratadas durante a palestra ministrada pela psicóloga e professora Janaína Carla.

De acordo com a especialista, prevenir é extremamente importante para que as pessoas – independentemente da faixa etária – entendam as consequências da dependência química. “As palestras preventivas abordam o autoconhecimento e a percepção de projeto de vida. Ou seja, é mais interessante focar em um projeto de vida do que num aconselhamento. Qualquer forma de abordagem contra dependência é importante, mas o autoconhecimento é primordial na fase da vida em que esses estudantes se encontram”, revelou.

Como enfrentar a dependência química dentro dos contextos familiar e escolar também foi pauta do encontro. “Independente do contexto em que os alunos se encontram, é importante ter planos e sonhos, conhecimento de si mesmo e não terceirizar a responsabilidade da vida para o próximo (pais, escolas, amigos). Para isso, buscamos o empoderamento pessoal desses jovens no intuito de que eles entendam que são os protagonistas de suas próprias vidas. Pois, assim, é possível reduzir o risco de ser induzido à utilização química e também da escolha espontânea pela utilização de álcool e drogas”, destacou.

Dados do Ministério da Saúde apontam que dois terços dos jovens entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram algum tipo de droga. Nesse sentido, segundo o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, “a conscientização é de extrema importância. Debater essa questão no ambiente escolar é necessário para que os estudantes tenham contato com informações do ponto de vista científico e também dentro do contexto familiar que elas estão inseridas. Daí, a importância de rompermos os muros da Câmara, com a Escola do Legislativo, e cumprir a função social de levar essas informações aos nossos jovens”, conclui.

A próxima palestra promovida pela Escola do Legislativo sobre o tema será na próxima quinta-feira (27/06), das 09h30 às 11h, na Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem