O papel da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem é servir de interlocutora entre a população e o poder público, registrando as manifestações do cidadão – denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações – e buscando respostas, com os órgãos competentes, em tempo hábil, para essas demandas.
Nesse sentido, a partir desta semana, o Legislativo de Contagem lança uma ferramenta importante, um canal mais tecnológico, interativo e prático para que o cidadão possa registrar e acompanhar o andamento de suas solicitações à Ouvidoria Cidadã. Trata-se do e-OUV – Sistema de Ouvidorias do Município, que pode ser acessado no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br).
É uma plataforma web gratuita desenvolvida pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União para que o usuário de serviços públicos tenha um canal para falar com os gestores. Além de oferecer mais facilidade para que o cidadão registre e acompanhe suas demandas, o sistema permite um maior controle, por parte da Ouvidoria, em relação às manifestações, tempo de análise e resposta, e geração de relatórios sobre as demandas.
De acordo com a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, mesmo as manifestações realizadas em outros canais – como telefone, e-mail, carta e pessoalmente na Câmara e nas ações itinerantes – serão registradas no sistema, que gerará um protocolo e um código, para facilitar o acompanhamento por parte do solicitante.
“Penso que o sistema e-OUV é um grande marco para Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem, pois representará maior praticidade para os cidadãos contagenses registrarem suas manifestações e demandas, e facilitará a interação entre a população e a administração pública”, destaca a ouvidora.
Fale com a Ouvidoria
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...