ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Campanha da Câmara de prevenção ao suicídio segue percorrendo escolas de Contagem

12 de setembro, por Leandro Perché

Após passar pela Escola Municipal do Bairro Tropical na última semana, a Escola do Legislativo segue seu ciclo de palestras do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, nas instituições de ensino de Contagem. Nesta quinta-feira (12/09), a equipe da Câmara Municipal de Contagem esteve na Escola Municipal Eli Horta Costa, na região da Sede, com atividades de valorização à vida para mais de 200 estudantes do 7o ao 9o ano.

A mestre em Neurociências Letícia Martins, da Una Contagem, ministrou duas rodadas de palestras abordando temas como os sentimentos e a depressão, fuga e vícios associados. Falou sobre as dificuldades de entender e expressar emoções, os mecanismos físicos e biológicos da depressão, ansiedade e síndrome do pânico, sobre a importância de pedir e oferecer ajuda, e os escapismos, principalmente associando-os aos vícios relacionados ao uso de mídias sociais.

A instituição de ensino já estava preparada para o tema, com a escola toda enfeitada com as cores e com adereços fazendo referência ao Setembro Amarelo. No pátio de entrada, havia um painel grande da campanha e um mural de bilhetinhos dos alunos sobre o tema. Além disso, podia-se ver, pendendo do teto, frases de incentivo, como: “Diga sim à vida”, “Você tem valor”, “Há um recomeço te esperando sempre que for preciso”, “Fale sobre aquilo que lhe dói”, “Essa tempestade também vai passar”, dentre outras.

De acordo com a diretora da escola, Márcia Rocha, o tema já vem sendo trabalhado em sala de aula com os alunos neste mês, como parte do projeto “Semeando o Bem”, no qual os estudantes propõe temas de relevância para serem trabalhados pela escola. “É um mês especial e um assunto que deve ser debatido, até pelo interesse dos alunos e sua necessidade diante de uma realidade que eles tem vivido no seu dia a dia”, explicou.

“Trabalhamos com o pertencimento dos estudantes, com debates, discussões, textos, de forma que o conhecimento chegue melhor até eles. E essa atividade da Câmara foi de extrema importância para esse assunto, que está na ordem do dia, na mídia e na sociedade, que é a preservação da vida. Nesta idade, é uma discussão essencial, para que eles saibam que são importantes, que não estão sozinhos, e a escola tem que estar pronta para ouvi-los”, completou a diretora.

Nesse sentido, segundo o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, “a Escola do Legislativo tem cumprido seu papel, propondo e debatendo com os jovens temas e reflexões atuais e de relevância para sua formação política e cidadã”. Neste ano, as palestras englobaram temáticas como a prática de bullying, o uso e abuso de álcool e outras drogas, autismo e inclusão, sexualidade e DSTs, e as consequências do uso do cerol e linha chilena. E, no mês de prevenção ao suicídio, a valorização da vida.

O ciclo de palestras do Setembro Amarelo continua, e a equipe da Escola do Legislativo deve chegar à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia próximo dia 26, quinta-feira. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem