O auditório da Faculdade Una Contagem, nesta quarta-feira (23/10), foi palco para mais uma edição do Super Aulão para o Enem 2019. O projeto é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, em parceria com o curso preparatório Pro Labore.
Com uma linguagem jovem e didática, a professora Ludmila Noventa ministrou uma aula de redação e gramática para mais de 200 alunos do Colégio Santa Maria e da Escola Estadual Padre Camargos.
A especialista abordou os tipos de linguagem, fonética, coerência, coesão e gramática. Algumas dicas importantes para o texto também foram amplamente ressaltadas, como: nunca usar gírias, ser imparcial, frases claras e objetivas, pontuação adequada, uso de títulos e a utilização do tempo verbal.
Num segundo momento, Ludmila traz explicações sobre a estrutura das redações e sugere algumas possibilidades de temas que podem ser cobrados este ano. A professora explica que, após delimitar o tema, é preciso elaborar as ideias, contextualizar o assunto e, posteriormente, colocar de forma correta no papel, obedecendo à composição básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Ludmila Noventa elogiou a iniciativa da Câmara, destacando que a atividade reforça os conhecimentos já adquiridos pelos alunos em anos letivos anteriores e traz um recorte diferenciado. “A educação é um privilegio e nós precisamos escolarizar os alunos. Acredito que eles precisam realizar o Enem para que estejam engajados na educação, pois assim é a única forma de salvar a sociedade”, explicou a professora.
“Fiquei muito feliz quando cheguei e vi o auditório lotado, estudantes participativos e super atentos. Fico muito satisfeita em participar desse projeto. É fantástico ver essa juventude correndo atrás dos estudos, pois é isso que garante o futuro e a participação cidadã dessa geração,” completou.
Próximas atividades
Dando sequência às atividades, no dia 24/10 (quinta-feira), a Escola do Legislativo realizará, em parceria com o Pré Absoluto, mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório do Centec. Para mais informações: 3359-8750.
* Por Natália Rosa.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...