ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara garante conquistas importantes para a Economia Solidária de Contagem

29 de outubro de 2019, por lorena.carazza

A Economia Solidária (Ecosol) do município de Contagem alcançou uma esperada conquista na manhã desta terça-feira (29/10) graças à aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Alessandro Henrique (PTC).

O PL 051/19 acrescenta quatro parágrafos à Lei Municipal nº 4025/2006, que regulamenta e fomenta a Economia Solidária do Município. Com os parágrafos acrescentados ao artigo 2º do texto original, fica prevista a instalação de pontos fixos da Economia Solidária pelo município, sendo pelo menos um por regional.

Outra alteração é a reserva de 30% das vagas dos expositores em eventos particulares realizados em espaços públicos da cidade para os membros da Economia Solidária. Atualmente, não há qualquer obrigação dos organizadores de eventos com a destinação de espaço para esse fim.

A terceira alteração do PL é o incentivo à promoção de eventos próprios da Economia Solidária. Segundo o autor da proposição, a ideia é fomentar e facilitar para os participantes da Ecosol esse tipo de acontecimento.

“Mais do que participar das feiras e eventos já existentes, é de suma importância que a Economia Solidária encontre apoio espaço para a realização dos seus próprios eventos, como serestas, feiras de comidas típicas, festivais, dentre outros”, reforça Alessandro Henrique.

A última alteração para os membros da Economia Solidária é a participação garantida de 10% nas feiras livres já existentes em Contagem, como as tradicionais feiras do Eldorado, Nova Contagem e Bairro Amazonas.

“Eu tenho certeza de que, após a sanção dessa lei, conseguiremos triplicar o número de pessoas nesse programa, o que será um grande salto para o avanço das políticas públicas de fomento a inclusão produtiva na nossa cidade”, finalizou Alessandro.

As votações do primeiro e do segundo turno do projeto foram comemoradas nas galerias da Casa por dezenas de membros da Economia Solidária que vieram acompanhar de perto a aprovação da nova legislação.

Uma das expositoras e também coordenadora da Ecosol de Contagem, Delaine Batista, destacou que essa é a segunda grande vitória dos expositores. A primeira foi no mandato da ex-prefeita Marília Campos, quando Contagem se tornou a segunda cidade em todo o estado de Minas Gerais a aprovar uma lei municipal própria para a economia solidária.

“Agora, essa nova conquista nos enche de orgulho e satisfação. Tudo isso passa a ser assegurado por lei, e não pela boa vontade dos gestores públicos ou de organizadores de eventos. A Economia Solidária de Contagem beneficia diretamente 600 famílias e quase 2 mi pessoas e é sinônimo de inclusão”, disse Delaine, reforçando que o projeto está de portas abertas para os moradores de Contagem.

Gerando renda e inclusão

Em todo o país, a Ecosol vem se apresentando, nos últimos anos, como uma política pública muito eficaz como alternativa de geração renda e inclusão social. Em Contagem, a Economia Solidária está ligada à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda.

Para se cadastrar, é necessário comparecer pessoalmente ao Centro Público de Economia Solidária – Rua São Marcos, 247, Água Branca – Contagem, das 8h às 17h, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (é obrigatório ser morador de Contagem). Mais informações pelo telefone (31) 3394-8053.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem