ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Substitutivo ao projeto de reforma do Previcon começa a tramitar na Câmara

21 de julho de 2020, por Leandro Perché

Após muitos debates e polêmicas, a Prefeitura de Contagem protocolou, na Câmara Municipal, nesta semana, o Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 07/2020, que propõe alterações no regime de previdência dos servidores de Contagem – Previcon. A matéria foi lida durante a plenária remota desta terça-feira (21/07), encaminhada para a análise da Procuradoria Legislativa, e deve compor a pauta de votação já na próxima semana.

O projeto original chegou à Casa em 15 de junho, causando controvérsias, ao propor o aumento da alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%; a criação do regime de previdência complementar; e o fim da segregação de massas, com unificação dos dois fundos associados ao Previcon.

Promovendo discussões com o Executivo, órgãos representativos dos servidores e o Conselho Municipal de Previdência, os vereadores cobraram mudanças na matéria, para que fosse apreciada apenas a revisão da alíquota – que deve ser feita até 31 de julho, de acordo com Emenda Constitucional 103/2019. Dessa forma, a proposta de uma emenda parlamentar alterando o projeto não foi acatada, e a Prefeitura teve de encaminhar o Substitutivo.

Mudanças além da alíquota

Embora os órgãos representativos dos servidores e alguns vereadores tenham questionado a não adoção de uma alíquota progressiva no projeto anterior, a nova matéria permanece com a alíquota fixa de 14% para a contribuição dos trabalhadores. Dessa forma, esse ponto deve continuar controverso, na medida em que desconsidera a solicitação dos servidores, e que já havia, no projeto anterior, uma emenda parlamentar propondo a adoção de alíquota progressiva.

Há também outras alterações propostas pelo Substitutivo ao PLC 07/2020. Uma delas é a transferência, do regime de previdência para o tesouro municipal, da responsabilidade pelo pagamento de benefícios de incapacidade temporária para o trabalho, salário-maternidade, salário-família e auxílio reclusão; ficando apenas as aposentadorias e pensões para o Previcon – medida que também deve ser tomada até o fim deste mês.

Outra mudança, que já havia sido questionada pelo Conselho Municipal de Previdência e por vereadores, e que está presente no novo projeto, diz respeito aos fundos que compõem o Previcon. O Substitutivo revoga artigos da Lei Complementar 62/2009 que tratam da segregação de massa e do Fundo Previdenciário, mantendo apenas o Fundo Financeiro.

Considerando o prazo até 31 de julho para a conclusão da votação do projeto, a Câmara deve realizar uma reunião extraordinária, ainda a ser confirmada. A próxima plenária está marcada para a terça-feira (28/07), e há expectativa que sejam apreciados os pareceres das comissões e, em primeiro turno, o texto do Substitutivo.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem