A Câmara Municipal de Contagem sediou, na última quarta-feira (08), o I Congresso Municipal da Criança e do Adolescente – Concriar. Realizado em cumprimento à Lei 4.658, de 26 de maio de 2014, de autoria da vereadora Isabella Filaretti (PTB), que instituiu a Semana Municipal da Criança e do Adolescente, o evento foi criado visando debater o bem-estar e os direitos das crianças e dos adolescentes.
O projeto consiste na realização de atividades envolvendo o poder público e a comunidade, incluindo pais, alunos e professores, visando tornar possível, cada vez mais, a garantia dos direitos a essa parcela da população. E sua segunda edição já está sendo planejada para 2015.
Idealizadora do projeto, Filaretti acredita na importância da união de todas as esferas da sociedade com o objetivo de oferecer às crianças e aos jovens mais políticas públicas e ações que favoreçam seu crescimento e formação. “Investir na infância e na adolescência é a garantia de dias melhores para todos nós, e o Concriar foi uma das formas que encontramos para realizar essa mobilização”, afirma.
No evento desta semana, os temas abordados foram “Obesidade Infantil”, com a psicóloga Valéria Tessara, e “Inclusão Social de Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual”, apresentado pela psicanalista Cristina Abranches, Superintendente do Cais (Centro de Atendimento e Inclusão Social – Contagem). E as palestras foram mediadas pela mestre em educação e membro do conselho técnico do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), Sânia Maria Campos.
O encontro contou, ainda, com apresentações culturais do trompetista mineiro Willian Daniel, dos alunos de música do Projeto Social Futuro, regidos pelo maestro José Eustáquio de Oliveira, e do grupo de percussão e dança Educação pelo Tambor, regidos pelo educador musical Rafael Soares.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...