ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Transcon apresenta andamento das obras do SIM aos vereadores

26 de agosto, por lorena.carazza

A 28ª reunião ordinária da Câmara, realizada remotamente na manhã desta terça-feira (25/08), contou com a participação de Leonardo Reis e Rodrigo Tomás, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).

Mostrando a visita técnica feita no recém-inaugurado Terminal Petrolândia, eles apresentaram aos vereadores e ao público que acompanhava a transmissão ao vivo pelo YouTube o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade. Trata-se de um conjunto de intervenções realizadas pela Transcon e Secretaria de Obras e Infraestrutura em toda a cidade, e que vai garantir a completa reestruturação do sistema de transporte coletivo, infraestrutura urbana e viária municipal.

Isso inclui, a curto e médio prazo, diversas operações de requalificação asfáltica, abertura de vias, implantação de semáforos, sinalização, rotatórias e requalificação de pontos de ônibus, até as grandes obras, como a construção de cinco terminais e vias exclusivas para o funcionamento do BRS* (Bus Rapid Service) e BRT* (Bus Rapid Transit) e do Boulevard Portugal, além da expansão do metrô em mais duas estações, chegando até o Novo Eldorado.

“É, sem dúvida, um legado que vamos deixar para a cidade, não só em relação ao sistema de transporte público, mas também em relação à mobilidade urbana”, disse Leonardo, acrescentando que o complexo de obras e intervenções deve reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento dos cidadãos dentro do município, tornando possível acessar qualquer região da cidade pagando apenas uma tarifa. 

Para Rodrigo Tomaz, “o sistema SIM vem resolver os gargalos viários da cidade para os próximos 30 anos e torna Contagem independente do sistema metropolitano de transporte. Acredito também que vai trazer muitos investimentos, já que uma cidade com a sua mobilidade bem resolvida torna-se atraente”, conta. Ao final da explanação dos técnicos da Transcon, os vereadores puderam fazer questionamentos. 

Parlamentares fazem observações

Capitão Fontes (Podemos) aproveitou para pedir atenção especial ao perímetro de Vargem das Flores, especialmente no trecho entre o condomínio San Remo e o bairro Darcy Ribeiro, que com pistas afuniladas tornam-se vias de extrema retenção, principalmente em horários de pico.

Jair Tropical (Republicanos) questionou o tempo entre o desembarque dos passageiros vindos das linhas alimentadoras – que vão circular dentro dos bairros levando até os terminais de integração – e o embarque em outro veículo. Reis garantiu que a relação embarque/desembarque será feita no menor tempo possível, fazendo com que os passageiros ganhem tempo e conforto. Além disso, o vereador quis saber sobre os horários dos ônibus e pediu, ainda, intervenção da Transcon em um cruzamento entre os bairros Petrolândia e São Caetano.

Já Bruno Barreiro (PV) recomendou sensibilidade e compromisso ao próximo governo municipal, no sentido de levar a cabo todas as obras do SIM, que com certeza se estenderão para o próximo ano e, portanto, para outra gestão da Prefeitura. 

Além disso, pediu que a construção da Avenida Maracanã (que faz parte do complexo de obras do SIM) seja iniciada pela parte em que a via foi afetada pelas chuvas de janeiro deste ano e que destruiu o acesso à região do Chácara Del-Rey. Solicitou também intervenções no sistema de drenagem das avenidas Pio XII, Cinco e Teleférico, na região do Água Branca, “que ficam intransitáveis em época de chuva”, segundo o vereador. 

Por fim, Reis destacou a importância do trabalho dos vereadores ao longo do processo de implantação do SIM. “Sabemos do compromisso da Câmara com a cidade, e sem a ajuda dos vereadores, que estão em contato direto com a população, seria mais difícil”, finalizou. 

O projeto do SIM está disponível no site da Prefeitura, no novo portal da Transcon e também em alguns vídeos no YouTube (links abaixo). Além disso, segundo Reis, é possível agendar uma visita à sede da Transcon, disponível a todos os cidadãos que queiram conhecer os detalhes do projeto. Os contatos devem ser feitos pelo 188 / 3329-3381 / 3329-3390.  

 

*BRT é um sistema de transporte coletivo de alta qualidade, que se diferencia do serviço de transporte coletivo convencional sendo essencialmente determinado por faixas de ônibus exclusivas para garantir a priorização e operação rápida de ônibus. Outros elementos que caracterizam o sistema BRT são: pagamento adiantado da tarifa, embarque sem barreiras e veículos otimizados em termos de capacidade e design.

*BRS se caracteriza pelas faixas preferenciais de ônibus e pelo conjunto de medidas que possibilitam uma melhoria na qualidade do transporte coletivo. As medidas incluem a racionalização das linhas, o escalonamento dos pontos de parada, a fiscalização eletrônica para controle de acesso de veículos particulares e um eficaz sistema de informação ao usuário.

 

Links importantes:

http://www.contagem.mg.gov.br/sim/programa-sim/#

http://transcon.contagem.mg.gov.br/

http://transcon.contagem.mg.gov.br/sim-home/

https://www.youtube.com/watch?v=-W_0M2I5EAE

https://www.youtube.com/watch?v=Mz80HhBUWgY

https://www.youtube.com/channel/UC2SLVt_V96WUFm-DQQM8ZVQ

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem