A 28ª reunião ordinária da Câmara, realizada remotamente na manhã desta terça-feira (25/08), contou com a participação de Leonardo Reis e Rodrigo Tomás, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).
Mostrando a visita técnica feita no recém-inaugurado Terminal Petrolândia, eles apresentaram aos vereadores e ao público que acompanhava a transmissão ao vivo pelo YouTube o SIM – Sistema Integrado de Mobilidade. Trata-se de um conjunto de intervenções realizadas pela Transcon e Secretaria de Obras e Infraestrutura em toda a cidade, e que vai garantir a completa reestruturação do sistema de transporte coletivo, infraestrutura urbana e viária municipal.
Isso inclui, a curto e médio prazo, diversas operações de requalificação asfáltica, abertura de vias, implantação de semáforos, sinalização, rotatórias e requalificação de pontos de ônibus, até as grandes obras, como a construção de cinco terminais e vias exclusivas para o funcionamento do BRS* (Bus Rapid Service) e BRT* (Bus Rapid Transit) e do Boulevard Portugal, além da expansão do metrô em mais duas estações, chegando até o Novo Eldorado.
“É, sem dúvida, um legado que vamos deixar para a cidade, não só em relação ao sistema de transporte público, mas também em relação à mobilidade urbana”, disse Leonardo, acrescentando que o complexo de obras e intervenções deve reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento dos cidadãos dentro do município, tornando possível acessar qualquer região da cidade pagando apenas uma tarifa.
Para Rodrigo Tomaz, “o sistema SIM vem resolver os gargalos viários da cidade para os próximos 30 anos e torna Contagem independente do sistema metropolitano de transporte. Acredito também que vai trazer muitos investimentos, já que uma cidade com a sua mobilidade bem resolvida torna-se atraente”, conta. Ao final da explanação dos técnicos da Transcon, os vereadores puderam fazer questionamentos.
Parlamentares fazem observações
Capitão Fontes (Podemos) aproveitou para pedir atenção especial ao perímetro de Vargem das Flores, especialmente no trecho entre o condomínio San Remo e o bairro Darcy Ribeiro, que com pistas afuniladas tornam-se vias de extrema retenção, principalmente em horários de pico.
Jair Tropical (Republicanos) questionou o tempo entre o desembarque dos passageiros vindos das linhas alimentadoras – que vão circular dentro dos bairros levando até os terminais de integração – e o embarque em outro veículo. Reis garantiu que a relação embarque/desembarque será feita no menor tempo possível, fazendo com que os passageiros ganhem tempo e conforto. Além disso, o vereador quis saber sobre os horários dos ônibus e pediu, ainda, intervenção da Transcon em um cruzamento entre os bairros Petrolândia e São Caetano.
Já Bruno Barreiro (PV) recomendou sensibilidade e compromisso ao próximo governo municipal, no sentido de levar a cabo todas as obras do SIM, que com certeza se estenderão para o próximo ano e, portanto, para outra gestão da Prefeitura.
Além disso, pediu que a construção da Avenida Maracanã (que faz parte do complexo de obras do SIM) seja iniciada pela parte em que a via foi afetada pelas chuvas de janeiro deste ano e que destruiu o acesso à região do Chácara Del-Rey. Solicitou também intervenções no sistema de drenagem das avenidas Pio XII, Cinco e Teleférico, na região do Água Branca, “que ficam intransitáveis em época de chuva”, segundo o vereador.
Por fim, Reis destacou a importância do trabalho dos vereadores ao longo do processo de implantação do SIM. “Sabemos do compromisso da Câmara com a cidade, e sem a ajuda dos vereadores, que estão em contato direto com a população, seria mais difícil”, finalizou.
O projeto do SIM está disponível no site da Prefeitura, no novo portal da Transcon e também em alguns vídeos no YouTube (links abaixo). Além disso, segundo Reis, é possível agendar uma visita à sede da Transcon, disponível a todos os cidadãos que queiram conhecer os detalhes do projeto. Os contatos devem ser feitos pelo 188 / 3329-3381 / 3329-3390.
*BRT é um sistema de transporte coletivo de alta qualidade, que se diferencia do serviço de transporte coletivo convencional sendo essencialmente determinado por faixas de ônibus exclusivas para garantir a priorização e operação rápida de ônibus. Outros elementos que caracterizam o sistema BRT são: pagamento adiantado da tarifa, embarque sem barreiras e veículos otimizados em termos de capacidade e design.
*BRS se caracteriza pelas faixas preferenciais de ônibus e pelo conjunto de medidas que possibilitam uma melhoria na qualidade do transporte coletivo. As medidas incluem a racionalização das linhas, o escalonamento dos pontos de parada, a fiscalização eletrônica para controle de acesso de veículos particulares e um eficaz sistema de informação ao usuário.
Links importantes:
http://www.contagem.mg.gov.br/sim/programa-sim/#
http://transcon.contagem.mg.gov.br/
http://transcon.contagem.mg.gov.br/sim-home/
https://www.youtube.com/watch?v=-W_0M2I5EAE
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...