ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Programas habitacionais de Contagem devem reservar andar térreo para idosos e deficientes

14 de outubro de 2014, por Leandro Perché

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Contagem vai obrigar o poder público a destinar os apartamentos localizados em andares térreos dos programas de habitação popular a pessoas idosas, com deficiência física ou que tenham alguém na família com autismo, síndrome de Down, entre outras condições. De acordo com o autor do projeto, vereador Beto Diniz (PCdoB), a nova lei será “de grande alcance social, prezando pela acessibilidade das pessoas com necessidades especiais no Município”.

O parecer da Procuradoria Geral da Câmara – que foi acompanhado pela Comissão de Administração e Serviços Públicos e pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final – destaca que, na falta de leis municipais ou estaduais sobre o assunto, o Programa Minha Casa Minha Vida estabelece um mínimo de 3% de unidades habitacionais adaptadas para pessoas com deficiência – porcentagem também defendida no Estatuto do Idoso. Assim, a nova lei aprovada na Câmara Municipal regula a reserva de vagas para esse público, ampliando-a para todo o andar térreo.

O texto do projeto ressalta que, em caso de haver mais pessoas idosas do que unidades habitacionais no andar térreo de determinado conjunto habitacional, o critério de escolha será a família que apresentar a pessoa com idade mais avançada.

Em relação à estrutura das edificações, a nova lei determina que todas sejam dotadas de rampas de acesso ao andar térreo para idosos e pessoas que fazem uso de cadeira de rodas. Além disso, lembra que as construções deverão sempre observar as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O projeto segue nos próximos dias para a Prefeitura de Contagem. E, caso não receba veto do Executivo, a nova lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, passando a ser executada por conta de verba orçamentária própria.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem