ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores votam inclusão de parceria público-privada de limpeza urbana no PPA

22 de setembro de 2020, por Leandro Perché

Após muito debate, adiamento e apreciação de pareceres contrários, a Câmara de Contagem aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 15/2020 do Executivo, que inclui, no Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, ação de parceria público-privada (PPP) para limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A matéria entrou na pauta da última semana, mas sofreu um pedido de vista – retirada de pauta e interrupção de tramitação por 72 horas -, assinado por alguns vereadores. A intenção do adiamento seria “para que o Executivo explicasse a criação de compromissos para a próxima administração”, já que estaria previsto um impacto de R$ 68 milhões a partir do próximo ano.

Nesta terça-feira (22/09), novo pedido de vista foi apreciado, “considerando que não houve a marcação da reunião para esclarecimentos”. Alguns vereadores defenderam o adiamento e até a retirada definitiva do projeto, por entenderem “não ser momento propício para votar a alteração, em fim de mandato”. Outros ressaltaram que o projeto representaria apenas a previsão do serviço no PPA, sem a concessão definitiva, e que a votação não significaria consequências relevantes no orçamento. O adiamento foi rejeitado por 12 votos a sete.

Em seguida, deu-se o debate e apreciação dos pareceres. A posição da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tomada de Contas seguiu a orientação da procuradoria, pela admissão do projeto. Por outro lado, o relator dessa Comissão, Daniel do Irineu, apresentou seu próprio parecer, contrário à aprovação, defendendo serem “necessários mais estudos e um amplo debate com a população, bem como realização de audiência pública”. Este foi reprovado, enquanto o favorável foi aprovado – ambos, com o placar de 12 a sete.

Mantido o projeto pela votação anterior, foi aberta a apreciação do texto em primeiro turno, que recebeu os mesmos 12 votos “sim” do parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tomada de Contas. Após a aprovação, a matéria recebeu duas propostas de emendas modificativas, propostas pelo vereador Daniel do Irineu, que devem ser votadas na próxima semana, junto com o PL em segundo turno e redação final.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem