ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara recebe Sind-Ute para debater processo de retomada das aulas

26 de fevereiro de 2021, por Leandro Perché

Com quase um ano de fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19, o Legislativo de Contagem iniciou um grande debate democrático e participativo a fim de discutir o retorno das aulas presenciais com segurança para professores, estudantes e familiares. A ideia é levantar alternativas, protocolos e desenvolver um planejamento no sentido de reduzir os prejuízos estruturais, emocionais e até econômicos para a comunidade escolar.

Após receber o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), na plenária desta semana, a Câmara Municipal de Contagem abrirá espaço, na tribuna livre da próxima terça-feira (02/03), para representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute).

Os representantes da categoria já estiveram reunidos com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), na última terça-feira, logo após a fala do Sinep-MG na tribuna. Patrícia Pereira, Ivanil Gomes e Maurício Fonseca questionaram os pedidos pela retomada das aulas presenciais, e defenderam que professores e estudantes retornem apenas após a vacinação dos profissionais de Educação e administrativos que trabalham nas escolas.

O Sind-Ute defendeu que o Município viabilize melhores condições de trabalho remoto, incluindo o acesso à internet banda larga, para que as aulas virtuais possam atender a todos os alunos da rede municipal, enquanto as aulas presenciais não retornam. Eles também debateram o Projeto de Lei 24/2021, proposto por Chiodi, que inclui, entre as atividades consideradas essenciais, aquelas relacionadas à Educação, incluindo escolas públicas e privadas.

Por fim, os sindicalistas apresentaram a pauta de reivindicações de 2021 para o governo municipal e pediu a intermediação do Legislativo nas negociações com a Prefeitura de Contagem.

“É importante abrir esse diálogo, envolvendo o Sind-Ute, as secretarias de Educação e Saúde, as escolas particulares, o Conselho Municipal de Educação e a Câmara, para avançarmos nessa questão. Precisamos abrir uma perspectiva, com planejamento, com protocolos, com muito cuidado, para que não prejudique o aprendizado dos estudantes, a existência das pequenas escolas, mas também que a saúde de todos seja preservada”, conclui Chiodi.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem