ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Inclusão de Contagem no consórcio para compra de vacinas é aprovada na Câmara

16 de março de 2021, por Leandro Perché

Emenda assinada por todos os vereadores garante que o Município possa adquirir os imunizantes também por iniciativa individual.

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, em regime de urgência, nesta terça-feira (16/03), o projeto de lei do Executivo que garante a inclusão de Contagem no consórcio de municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde.

Recebido pelo Legislativo há apenas uma semana, o PL 06/2021 teve sua tramitação acelerada por solicitação dos vereadores, com dispensa de sua análise pelas comissões parlamentares e a realização de uma reunião extraordinária na última quinta-feira (11/03), para apreciação em primeiro turno.

A matéria ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas, convertendo-o em contrato de consórcio público. Além disso, autoriza o Município a abrir dotação orçamentária, a fim de ter recursos para ajudar a fomentar as compras do consórcio.

Em mensagem que acompanha o projeto, a prefeita Marília Campos destaca que “trata-se de uma iniciativa de vulto e inédita no país; ação que se apresenta como possibilidade para colaborar no enfrentamento a um problema iminente que é de todos, a escassez de vacinas para a imunização em massa da população, e, em médio e longo prazos, de outros insumos”.

Manifestação dos vereadores

Durante a primeira rodada de votações, na última semana, diversos parlamentares pediram a palavra para enaltecer a iniciativa da Prefeitura de Contagem, e para garantir celeridade na apreciação do projeto.

Na reunião desta terça-feira, não foi diferente. O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), lembrou que, diante da urgência em se disponibilizar os imunizantes, a prefeita Marília Campos encaminhou para o Consulado da Rússia, nos últimos dias, um protocolo de intenções para aquisição de 1,3 milhão de doses da vacina Sputinik V. Para isso, uma emenda parlamentar ao projeto garante também a compra por iniciativa individual.

“Temos caminhado juntos com a prefeita e com a Secretaria de Saúde na questão da aquisição de vacinas para nossos cidadãos. A Câmara fez esse esforço pela rápida aprovação do projeto pela inclusão de Contagem no consórcio de municípios; e, na última sexta-feira, a prefeita Marília fez o protocolo para o Consulado da Rússia para compra das vacinas, para que possamos avançar na imunização da nossa população”, destacou Chiodi.

O vereador Carlin Moura (PDT) criticou o Governo Federal pelo anúncio de que todas as vacinas compradas por estados e municípios deveriam ser repassadas para o Programa Nacional de Imunização, para redistribuição.

“Muito ajuda quem não atrapalha. Estamos fazendo esse esforço para que Contagem compre as vacinas, enquanto o Governo Federal joga na contramão, querendo impedir que os municípios recebam diretamente as vacinas, querendo confiscá-las. O prefeito de Betim já está entrando com um mandado de segurança, para garantir o recebimento. E Contagem e BH também estão fazendo um grande esforço, enquanto o Ministério da Saúde está parado, e o Governo do Estado está com denúncias de gente furando fila”, pontuou Carlin.

Chiodi lembrou que a Lei Federal 14.125, de 10 de março de 2021, permite que estados e municípios tenha a iniciativa de compra de imunizantes, sem depender do Governo Federal. “Esperamos que prevaleça o bom senso, pois é uma ação que pode ajudar a acelerar a imunização da população, para que possamos sair o mais rapidamente possível dessa situação difícil”, concluiu.

Por fim, muitos vereadores encerraram o voto com a expressão “vacina sim” ou “vacina já”, aprovando o projeto por unanimidade. Agora, a matéria segue para a Prefeitura e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

* Foto: Fábio Silva/PMC.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem