ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara cobra esclarecimentos sobre vacinação em Contagem

23 de março de 2021, por Leandro Perché

Diante da nova diretriz do Ministério da Saúde – de priorizar a aplicação da primeira dose das vacinas contra a Covid-19, não sendo mais necessário armazenar metade dos imunizantes para a segunda dose –, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), apresentou requerimento à Prefeitura de Contagem nesta terça-feira (23/03) cobrando mais informações sobre o processo de vacinação da população.

De acordo com o vereador, uma solicitação por esclarecimentos já foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não houve uma sinalização sobre qual medida o Município vai tomar em relação à orientação.

“No último sábado, o Ministério da Saúde soltou uma nova determinação de que os municípios não precisam mais guardar vacinas para aplicação da segunda dose. A importância disso é tão grande que, para se ter uma ideia, Contagem recebeu, recentemente, em torno de 25 mil doses das vacinas, mas só pode imunizar 12 mil pessoas, pois teve que guardar a metade. Com essa liberação, poderíamos ter imunizado o dobro de pessoas”, destacou Chiodi.

Atualmente, Contagem está vacinando pessoas a partir dos 77 anos de idade. De acordo com o parlamentar, “com a nova determinação, liberando uma quantidade maior de doses, a expectativa é que possamos vacinar já o público a partir dos 60 anos, e daríamos um salto grande no número de imunizados”.

Calendário vacinal

Apresentado em nome do Legislativo Municipal, o documento solicita ainda que a Prefeitura de Contagem divulgue o calendário vacinal completo, para orientar a população sobre o dia correto da imunização de cada faixa etária.

“A Casa tem recebido muitas reclamações, por meio da Ouvidoria e dos gabinetes dos vereadores, sobre a falta de informações em relação às datas previstas para vacinação por idade. Belo Horizonte já anunciou o cronograma até 65 anos, e Betim também divulgou. Se a vacina não chega, podemos avisar do atraso, mas é importante que a pessoa saiba a previsão, para se programar. E, em Contagem, a vacinação é quase imediata à divulgação”, pontuou Alex Chiodi.

O presidente da Câmara destacou que a situação da pandemia no município é crítica, como em todo o país, com 825 óbitos confirmados pela doença, e ocupação de 96% dos leitos de UTI e 91% dos leitos de enfermaria.

“Estamos sem leito no Hospital Santa Helena, que é referência em Covid-19; o Hospital Municipal só tinha uma vaga de UTI ontem; e tivemos muitos amigos morrendo desde a última semana. Até ontem, eram 825 óbitos confirmados, quando, em 1º de janeiro, tínhamos 520, o que representa uma média muito alta em apenas 80 dias, em relação ao que vínhamos observando. Isso liga o sinal vermelho, e precisamos que esses números reduzam, o que só será possível com a vacinação em massa da nossa população”, completou Chiodi.

Por fim, o vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) prestou solidariedade às vítimas do coronavírus, e pediu que as autoridades tenham bom senso nas decisões de enfrentamento à pandemia. “Precisamos trabalhar juntos para dar mais esperança ao povo, pois é um momento de muito sofrimento e podemos ter mais dificuldades com a fome e a miséria. Essa notícia é animadora, podendo usar todas as vacinas na primeira dose, pois já há compras para garantir a segunda dose, mas precisamos de união para superar esse momento”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem