ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara e Secretaria de Saúde debatem baixo estoque de kit intubação

15 de abril de 2021, por Leandro Perché

A situação é crítica e temos medicamentos em estoque para os procedimentos de intubação apenas até amanhã à tarde”. Com essas palavras, a superintendente do Complexo Hospitalar de Contagem, Karina Taranto, resumiu a situação dos insumos necessários para os procedimentos de pacientes que precisam de ventilação mecânica no tratamento da Covid-19.

O assunto foi debatido na tarde desta quinta-feira (15/04) em reunião remota que reuniu membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem – vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Bruno Barreiro (PV) -, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário Fabrício Simões, devido à centralização de compras no Ministério da Saúde e às dificuldades dos fornecedores em atender a demanda, os municípios têm encontrado, há algum tempo, dificuldades na aquisição de medicamentos como bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos – importantes para a utilização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Mas Contagem tem “agido de forma incansável, buscando alternativas para que não haja desabastecimento, e os pacientes não sejam prejudicados”.

Karina Taranto esclareceu que o Município já tem usado “drogas de terceira escolha” para a realização dos procedimentos; está em contato constante com empresas fornecedoras e com o Governo do Estado para a disponibilização. E outra tratativa é com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra as Upas e o Hospital Municipal e tem sede na Bahia.

No entanto, a expectativa é de conseguir os insumos mais rapidamente por meio da rede solidária de municípios mineiros para remanejamento de estoques e empréstimos de medicamentos. “Há previsão da Secretaria de Estado de Saúde de fornecimento no sábado, mas não sabemos o volume. A esperança é pela rede solidária, de ter municípios que possam nos emprestar entre 400 a 500 ampolas desses medicamentos”, explicou a superintendente.

“Ainda estamos em um momento difícil, com os leitos de enfermaria e de UTI com mais de 90% de ocupação, e a mudança para a Onda Vermelha, que deve gerar alguma alteração no protocolo que ainda será discutido com a prefeita. Mas podemos dizer que não registramos prejuízo assistencial para nenhum paciente, não tivemos um desabastecimento que levasse ao caos. Nossa luta é para que consigamos resolver essas questões”, concluiu o secretário.

Os vereadores ressaltaram a importância da transparência nas informações e da busca conjunta por soluções. “É necessário o envolvimento de todos para superarmos esses problemas”, destacou Vinícius Faria. “A participação da Câmara é fundamental, principalmente para que as informações cheguem à população, e as pessoas possam ser conscientizadas das dificuldades assistenciais e da importância das medidas de prevenção contra o coronavírus”, encerrou Bruno Barreiro.

Veja mais notícias

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem