ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Saúde repercute dados da vacinação em Contagem

6 de maio de 2021, por Leandro Perché

A última atualização dos dados da vacinação contra a Covid-19 em Contagem, divulgada na terça-feira (04/05), aponta que, até então, haviam sido aplicadas 143.109 vacinas, sendo quase 95 mil na primeira dose e mais de 48 mil na segunda dose. Dessas, 118 mil atenderam os idosos, 22 mil chegaram aos trabalhadores da saúde, e também foram imunizados quilombolas, forças de segurança municipais e idosos em instituições de longa permanência.

Na plenária desta semana, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem apresentou mais algumas informações sobre a imunização na cidade e repercutiu os números da Secretaria de Saúde. O presidente da Comissão, vereador Vinícius Faria (Republicanos), ressaltou o esforço do Executivo para atender todos os públicos prioritários.

“Estamos hoje com 100% dos trabalhadores do SUS vacinados e 80% dos trabalhadores da saúde, públicos e privados. Começamos, nessa terça (04), a vacinação a partir de 60 anos, e o Ministério da Saúde apresentou a proposta de vacinação por comorbidade na sequência”, destacou o parlamentar.

Sobre essa nova etapa, a Prefeitura abriu, nesta quarta-feira (05/05), em seu site institucional, o cadastramento de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) para a vacinação. As inscrições vão até o próximo domingo (09/05) e o calendário vacinal será divulgado oportunamente.

Em relação à aplicação da segunda dose, Vinícius Faria afirmou não haver problemas no município e que “a reserva de vacinas foi uma decisão acertada da administração da prefeita Marília Campos com a Secretaria de Saúde”.

“Fomos muito cobrados sobre o andamento do processo, e a resposta é que o município está aplicando a segunda dose e tem estoque para isso, enquanto outras cidades se encontram com dificuldades”, explicou o vereador. “Muitas pessoas têm perguntado se podem, tendo tomado a primeira dose em outra cidade, receber a segunda em Contagem, mas infelizmente não, pois ela está reservada para aqueles que tomaram a primeira dose aqui”, completou.

Gestão da Saúde

O presidente da Comissão de Saúde aproveitou a oportunidade para fazer um relato sobre uma reunião realizada na última sexta-feira (02/05) com a promotora Giovanna Caronne, a Secretaria de Saúde e representantes do IGH (Instituto de Gestão e Humanização) – organização social de saúde que faz a gestão das cinco Upas de Contagem, além do Complexo Hospitalar Municipal.

O encontro faz parte dos encaminhamentos de uma audiência pública realizada pela Comissão em março, quando foi debatida uma série de questionamentos e problemas no contrato e na prestação de serviços da organização.

“A prestadora de serviços alega que o reajuste dos recursos deve ser pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), enquanto o Município entende que deve ser pelo IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo). Na audiência pública, solicitamos a demonstração do desequilíbrio financeiro do contrato e de que forma ele será resolvido, mas até hoje não recebemos”, explicou Faria. “Faremos outra reunião em dez dias, e esperamos respostas”, acrescentou.

O vereador explicou que também já está sendo realizado o processo de transição da gestão dos equipamentos de saúde de Contagem. “A empresa já está há bastante tempo, e não demonstra onde estão as falhas no contrato. A Comissão tem questionado a auditoria sobre os déficits do contrato, sobre as contas e outras situações, e cobrado respostas e melhorias. O que mais nos preocupa é que pessoas estão morrendo por falta de um trabalho sério dessa prestadora e pelo desabastecimento em um momento de pandemia”, concluiu.

Veja mais notícias

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem