ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão de Saúde repercute dados da vacinação em Contagem

6 de maio, por Leandro Perché

A última atualização dos dados da vacinação contra a Covid-19 em Contagem, divulgada na terça-feira (04/05), aponta que, até então, haviam sido aplicadas 143.109 vacinas, sendo quase 95 mil na primeira dose e mais de 48 mil na segunda dose. Dessas, 118 mil atenderam os idosos, 22 mil chegaram aos trabalhadores da saúde, e também foram imunizados quilombolas, forças de segurança municipais e idosos em instituições de longa permanência.

Na plenária desta semana, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem apresentou mais algumas informações sobre a imunização na cidade e repercutiu os números da Secretaria de Saúde. O presidente da Comissão, vereador Vinícius Faria (Republicanos), ressaltou o esforço do Executivo para atender todos os públicos prioritários.

“Estamos hoje com 100% dos trabalhadores do SUS vacinados e 80% dos trabalhadores da saúde, públicos e privados. Começamos, nessa terça (04), a vacinação a partir de 60 anos, e o Ministério da Saúde apresentou a proposta de vacinação por comorbidade na sequência”, destacou o parlamentar.

Sobre essa nova etapa, a Prefeitura abriu, nesta quarta-feira (05/05), em seu site institucional, o cadastramento de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) para a vacinação. As inscrições vão até o próximo domingo (09/05) e o calendário vacinal será divulgado oportunamente.

Em relação à aplicação da segunda dose, Vinícius Faria afirmou não haver problemas no município e que “a reserva de vacinas foi uma decisão acertada da administração da prefeita Marília Campos com a Secretaria de Saúde”.

“Fomos muito cobrados sobre o andamento do processo, e a resposta é que o município está aplicando a segunda dose e tem estoque para isso, enquanto outras cidades se encontram com dificuldades”, explicou o vereador. “Muitas pessoas têm perguntado se podem, tendo tomado a primeira dose em outra cidade, receber a segunda em Contagem, mas infelizmente não, pois ela está reservada para aqueles que tomaram a primeira dose aqui”, completou.

Gestão da Saúde

O presidente da Comissão de Saúde aproveitou a oportunidade para fazer um relato sobre uma reunião realizada na última sexta-feira (02/05) com a promotora Giovanna Caronne, a Secretaria de Saúde e representantes do IGH (Instituto de Gestão e Humanização) – organização social de saúde que faz a gestão das cinco Upas de Contagem, além do Complexo Hospitalar Municipal.

O encontro faz parte dos encaminhamentos de uma audiência pública realizada pela Comissão em março, quando foi debatida uma série de questionamentos e problemas no contrato e na prestação de serviços da organização.

“A prestadora de serviços alega que o reajuste dos recursos deve ser pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), enquanto o Município entende que deve ser pelo IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo). Na audiência pública, solicitamos a demonstração do desequilíbrio financeiro do contrato e de que forma ele será resolvido, mas até hoje não recebemos”, explicou Faria. “Faremos outra reunião em dez dias, e esperamos respostas”, acrescentou.

O vereador explicou que também já está sendo realizado o processo de transição da gestão dos equipamentos de saúde de Contagem. “A empresa já está há bastante tempo, e não demonstra onde estão as falhas no contrato. A Comissão tem questionado a auditoria sobre os déficits do contrato, sobre as contas e outras situações, e cobrado respostas e melhorias. O que mais nos preocupa é que pessoas estão morrendo por falta de um trabalho sério dessa prestadora e pelo desabastecimento em um momento de pandemia”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem