ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara visita áreas de risco no Santa Maria e Bandeirantes

17 de maio, por Leandro Perché

O sábado (15/05) foi de muito trabalho para a Comissão de Acompanhamento de Áreas de Risco da Câmara Municipal de Contagem. Representada pelos vereadores Carlin Moura (PDT), Leo da Academia (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania), ela esteve nos bairros Santa Maria, Bandeirantes e Flamengo para fiscalizar as condições dos locais em relação à infraestrutura básica e às necessidades de ações de prevenção a riscos decorrentes das chuvas.

“O objetivo da Comissão é acompanhar de perto os problemas e as demandas dessas comunidades, e buscar soluções preventivas, antes do período chuvoso, para reduzir os riscos de danos à vida e ao patrimônio dos moradores. Com base nas nossas visitas e análises, desenvolvemos um relatório, que é encaminhado aos órgãos competentes”, explica Carlin Moura. “Precisamos buscar soluções e cobrar ações urgentes para ajudar esses moradores, que tanto sofrem”, completa Ronaldo Babão.

Em conversas com a comunidade, foram levantados problemas relacionados, principalmente, ao grande volume de água, barro, esgoto e lixo que descem das áreas mais altas dos bairros, invadindo casas e comércios do local durante as chuvas. Os moradores relataram que o muro de contenção não foi finalizado, gerando riscos de desabamento de casas, e que as canaletas para escoamento das chuvas estão todas entupidas, gerando mais transtornos.

Moradores antigos do bairro, Sr. Amaro e Altair listaram as dificuldades e necessidades de intervenção. “O muro de contenção precisa ser aumentado, e o sistema de captação trocado, pois as canaletas afundaram e estão entupidas, fazendo com que desça esgoto, lixo e tudo mais, que invadem casas no caminho e geram alagamento aqui na rua Cinco”, explicou o primeiro. A moradora Heloísa, que também caminhou junto com a Comissão, acrescentou que até animais mortos aparecem na sua casa, carregados pela enxurrada.

Outras questões relatadas foram a falta de sistema de esgotamento sanitário, o que causa mais problemas com as chuvas; o descarte irregular de lixo pela comunidade local; a reocupação, pelos moradores, de áreas e imóveis condenados pela Defesa Civil; a necessidade de manutenção de vias e escadarias, além da urgência de serviços de capina e limpeza.

“O Executivo precisa cadastrar os moradores e fazer um trabalho de orientação e monitoramento, para que a ocupação do solo seja sustentável nessas regiões. Em muitos lugares, há instabilidade do talude, e a reocupação é problemática, pois alguns aproveitam as contenções para fazer construções irregulares. Seria interessante criar uma comissão na Prefeitura para este trabalho, de ensinar as pessoas a reduzir os riscos nesses locais”, explicou Samuel Lara, assessor da Comissão e ex-coordenador da Defesa Civil.

Cyro Bento (Cyrilo) e Diego Salomão, que moram na região há mais de duas décadas e guiaram os vereadores na visita, enalteceram a iniciativa. “Agradecemos a presença dos vereadores, pois é importante para a comunidade saber da preocupação do poder público e que a Comissão está vindo, acompanhando e buscando soluções para os nossos problemas”, disse Cyrilo.

Outras visitas

Após passar a manhã caminhando pela região do Bandeirantes e Santa Maria, a Comissão Especial se dirigiu ao bairro Flamengo, onde, segundo Samuel Lara, se encontra uma das áreas de risco da cidade com maior potencial de deslizamento e tombamento de residências.

“É uma área monitorada, mas se faz importante a visita dos vereadores, para conseguirmos construir muros de contenção e outras medidas de mitigação necessárias, além de acompanhar o sofrimento das famílias, para que, no período chuvoso, não tenhamos vidas em perigo por conta dos deslizamentos”, destacou o especialista.

Saindo do Flamengo, os vereadores passaram pela obra da bacia de contenção da Praça Rio Volga com Av. Francisco Firmo de Matos. Iniciada em 2014, a intervenção tem o objetivo de reduzir os impactos dos alagamentos ao longo do leito do córrego Ferrugem até o encontro com o Arrudas na Vila São Paulo. Diante do anúncio, nesta semana, de um aporte financeiro para a obra, a Comissão se comprometeu a fiscalizar e cobrar as intervenções.

“Tivemos aqui e na Vila São Paulo em janeiro, e solicitamos recursos da Vale para reforçar as obras”, lembrou Carlin Moura. “É uma obra muito importante iniciada há sete anos, e que vínhamos cobrando sua conclusão. Agora, com esse recurso, é acompanhar o andamento, para que tenhamos a solução para problemas de alagamentos e a construção de uma linda praça com espaço de lazer e recreação para a comunidade”, concluiu Leo da Academia.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem