ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores visitam Escola Heitor-Villa Lobos e Funec Inconfidentes

8 de julho, por Leandro Perché

A Comissão de Educação da Câmara de Contagem segue com as visitas técnicas às escolas municipais para avaliar as condições de cada unidade para voltar a receber os estudantes. Na manhã desta quinta-feira (08/07), os vereadores Pastor Itamar (PSC), Abne Motta (DC) e Carlin Moura (PDT) estiveram na Escola Municipal Heitor-Villa Lobos e na Funec Inconfidentes, que compartilham da mesma estrutura física, localizada na Praça Marília de Dirceu.

A primeira atende 670 alunos em 27 turmas do Ensino Fundamental, enquanto a Funec, 570 estudantes divididos em 17 turmas do Ensino Médio. Percorrendo os espaços, os parlamentares observaram que ambas contam com salas amplas, boa estrutura tecnológica, ginásio coberto, espaços de inclusão, grande biblioteca, laboratório multimídia, cantina e pátios amplos e um auditório bem estruturado, que é utilizado também pela comunidade, mas precisa de reparos. Além disso, possui um avançado sistema de videomonitoramento.

Durante a pandemia, as aulas têm sido ministradas remotamente, por videochamadas da plataforma Google Meet, além de ser distribuído material impresso de suporte para os estudantes. As atividades são disponibilizadas pelo aplicativo do Google Classroom, e os professores monitoram, remotamente, cada turma. Há dificuldades com as limitações das versões gratuitas dos aplicativos – por isso, a direção da Funec arca com recursos próprios a versão paga – além de problemas de sinal do Wi-Fi das unidades.

Neste tempo, houve preocupação das diretorias – formadas por Rogério Lopes e Lilian Verçosa, da escola, e Wasley Gonçalves, da Funec – em equipar as unidades para o retorno às aulas, com a instalação de pias externas e bebedouros, compra de álcool gel e de “dispenser” para a instalação em cada sala. A Funec concluiu ainda a instalação de armários nos corredores para serem utilizados pelos estudantes. Ainda falta a mensuração dos espaços para verificar a quantidade de alunos que podem frequentar as aulas presenciais.

O relator da Comissão, vereador Carlin Moura, enalteceu o esforço das escolas diante dos desafios impostos pela Covid-19. “Pudemos constatar o grande compromisso dos diretores e diretoras que, juntos com seus trabalhadores e auxiliares, têm feito de tudo pra enfrentar a pandemia com a preservação da vida e a continuidade das atividades educacionais, superando os obstáculos”.

Resumindo a visita, o presidente da Comissão, vereador Pastor Itamar, comentou que as unidades deixaram boa impressão nos parlamentares. “Encontramos escolas bem estruturadas, arrumadas, pintadas, limpas e preparadas para o retorno das aulas presenciais. Com instalações para educação física; laboratórios com computadores; uma biblioteca bem montada; salas amplas e arejadas, com instalação de áudio e vídeo; auditório estruturado; dinamismo dos diretores e quadro de servidores bem composto”.

Retorno das atividades

Nesta semana, a Prefeitura de Contagem anunciou o cronograma e algumas diretrizes para o retorno das atividades presenciais nas escolas. Basicamente, o Decreto 215, de 05 de julho de 2021, determina a retomada da Educação Infantil para agosto, e do Ensino Fundamental para setembro.

O que preocupou os diretores da Heitor Villa-Lobos e da Funec Inconfidentes em relação ao Decreto foi o documento que devem assinar e protocolar junto à Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, declarando a aptidão da unidade para o retorno das atividades presenciais.

“Não temos formação de gestor escolar, somos professores. Não temos capacidade de atestar que a escola está apta, de acordo com os protocolos, para receber os alunos. Quem deve fazer isso é a Saúde ou alguma empresa especializada para nos orientar em relação à segurança sanitária. Não podemos assumir essa responsabilidade”, destacou Wasley Gonçalves.

Outro questionamento diz respeito ao plano proposto pela Secretaria de Educação para criação de comissões para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias pelas escolas. “Não há nesse plano a previsão de um especialista em segurança do trabalho e outros especialistas em Saúde. Como saberemos quantos lavatórios precisamos e onde devemos instalá-los? Em qual lugar da escola devemos fazer aferição da temperatura dos alunos?”, pontuou Rogério Lopes, diretor da E. M. Heitor Villa-Lobos.

Por fim, Wasley Gonçalves comentou o momento de retomada das aulas presenciais. “Minha opinião pessoal é que poderíamos planejar para o retorno no ano que vem. Como vamos gerir escola online, escola híbrida e os alunos que vêm buscar as atividades impressas? Teremos quatro escolas em uma, e sem aumento do quadro de funcionários”, concluiu o diretor da Funec.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem