ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Preocupação com o pós-Covid marca retorno das plenárias na Câmara

4 de agosto, por Leandro Perché

Após duas semanas de recesso parlamentar, as reuniões plenárias da Câmara de Contagem retornaram nesta terça-feira (03/08). Em destaque, o debate sobre as consequências da pandemia da Covid-19 para o Município e a apresentação de várias propostas dos vereadores para reduzir seu impacto nos diversos segmentos sociais.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), o Legislativo teve participação fundamental no enfrentamento à doença desde a iminência da pandemia, com projetos, discussões e ações nesse sentido. E continua envolvido em políticas públicas para a garantia da imunização, da retomada das atividades com segurança e da redução dos prejuízos.

“Esta Casa, com participação de todos os vereadores, entre outras ações, aportou neste ano algo em torno de R$ 9,2 milhões em recursos extras do tesouro, desvinculados das verbas do SUS, para utilização exclusivamente da Saúde, incluindo as áreas de atendimento em fisioterapia e psicologia para vítimas da Covid-19. São ações importantes que ajudam a superar este momento de dificuldade que estamos passando”, destacou o parlamentar.

Vacinação e Retomada

Durante a plenária, o primeiro a abordar o assunto foi Carlin Moura (PDT). O vereador enalteceu a antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca para os profissionais da Educação – para 30 dias após o recebimento da primeira dose – e pediu mais informações sobre a imunização dos industriários.

“Essa antecipação é importante para reforçar o retorno às aulas presenciais da Educação Infantil, que está sendo retomada agora em agosto. A Comissão de Educação está atenta a esse processo, segue visitando as escolas municipais e, nos próximos dias, se reunirá com as escolas particulares, para ajudarmos a aprimorar os protocolos para as aulas híbridas”, pontuou Carlin.

O parlamentar destacou que tem sido procurado por muitos empresários pedindo esclarecimentos sobre a imunização dos funcionários das indústrias. “Foi um avanço definir essa prioridade, pois Contagem é o maior polo industrial de Minas Gerais. Na primeira etapa, foram vacinados 800 trabalhadores no CSU Amazonas, mas precisamos saber quais são os critérios e quando serão vacinados aqueles que ainda não foram”, completou.

Léo da Academia (PL) fez uma indicação pelo retorno do quadro de horários do transporte público de antes da pandemia. “Considerando o contexto de estabilidade da Covid-19, com a vacinação, solicitamos que as linhas de ônibus voltem a operar normalmente, não apenas na regional Riacho, mas principalmente os intermunicipais. As pessoas voltaram a trabalhar, a sair de casa e continua o horário reduzido dos ônibus, causando muitos transtornos”, destacou, apoiado por Ronaldo Babão (Cidadania) e Silvinha Dudu (PV).

Fisioterapia e aula de reforço

Preocupado com os problemas derivados da pandemia que permanecem no município, o vereador Daniel Carvalho (PL) apresentou dois projetos de lei para minimizar seus impactos. Um deles cria o “Programa Permanente de Reforço Escolar”, para atender alunos da rede municipal de ensino. E o outro institui o “Programa Ambulatorial de Fisioterapia”, com o objetivo de atender, no SUS, os pacientes que apresentem sequelas respiratórias da Covid-19.

De acordo com o autor, o primeiro projeto tem o objetivo de reduzir os problemas de aprendizado causados pelo longo tempo sem aulas presenciais. “Segundo especialistas, muitas crianças e adolescentes voltarão às escolas com grandes dificuldades, pela falta das aulas, sobretudo no período de alfabetização. Nossa proposta é que o Município ofereça reforço escolar no contra-turno, para reduzir a defasagem no aprendizado”, explicou Carvalho.

Zé Antônio (PT) e Abne Motta (DC) enalteceram a proposta, destacando a importância de ações “para que as pessoas superem as sequelas da Covid-19, não apenas na saúde individual, mas em relação à formação dos estudantes”, segundo o petista. “Será uma vitória da Educação, pois a falta das aulas causou grandes prejuízos e impactos para o futuro das nossas crianças e adolescentes”, completou Motta.

O outro projeto, sobre o tratamento fisioterápico no SUS para pessoas com sequelas respiratórias, foi elogiado por Vinícius Faria (Republicanos) e Moara Saboia (PT). O vereador destacou que será iniciado um trabalho similar na Regional Industrial pela Associação Cuidar Bem. E a parlamentar mencionou um projeto piloto que será realizado na Comunidade dos Arturos em parceria com o Hospital Municipal. “Apoiamos esse projeto de lei, para implantarmos em toda a cidade esse tratamento das consequências da Covid”, destacou Saboia.

“Estamos tentando propor ações, primeiro para superar a pandemia, que se dará pela vacinação, e preparando a cidade para o momento posterior, que são as sequelas, tanto na Educação quanto na Saúde. Sabemos que esta Casa está atenta e ativa nesse sentido, para podermos avançar em políticas públicas que tenham efeitos diretos para a população”, concluiu Daniel Carvalho.

* Foto de capa: Governo do Estado do Amazonas.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem