ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Consumidores de Contagem ganham unidade do Procon na Câmara Municipal

28 de janeiro de 2022, por Leandro Perché

O Legislativo inaugura, na próxima terça-feira (01/02), a partir das 08h, a primeira unidade do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) dentro da Câmara Municipal de Contagem. A criação da estrutura é determinada pela Lei Complementar 312, de 26 de novembro de 2021, proposta pela Mesa Diretora da Câmara.

O Procon Unidade Câmara disponibilizará atendimento individualizado aos consumidores residentes no município, de segunda a sexta, no horário das 09h às 15h, mediante a marcação prévia pelo portal www.cmc.mg.gov.br/procon. Inicialmente, estão previstos três guichês localizados na recepção da Casa, com capacidade para cerca de 300 atendimentos por mês.

De acordo com a coordenadora da unidade, Rariucha Amarante Braga, “a nova estrutura é muito importante no sentido de ampliar o atendimento para a regional Sede, que tem uma demanda reprimida pelo fato de o atendimento presencial fixo ser apenas no Eldorado, e é mais um serviço de auxílio ao cidadão que vivencia o dia a dia da Câmara ou que mora na região, e que terá mais um ponto de apoio para a solução de suas demandas”.

Além de atender e orientar os consumidores contagenses sobre seus direitos e garantias nas relações de consumo, auxiliando-os em suas demandas individuais, o serviço estará ligado à Corregedoria da Câmara e vai assessorar a Comissão Externa do Consumidor no planejamento, na elaboração, na proposição de políticas públicas e ações de defesa do consumidor. Dará subsídios também para a função fiscalizadora do poder Legislativo e para campanhas de conscientização e informação voltadas para esse público.

“A implantação do Procon Câmara, em parceria com a Prefeitura, vem fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores, cidadãos e cidadãs de Contagem. É mais uma ferramenta à disposição da população para dirimir problemas e pendências das relações de consumo. O sistema municipal do Procon está sobrecarregado com muitas demandas, e essa nova unidade vai agilizar o atendimento, mostrando o compromisso do Legislativo com a nossa cidade”, reforçou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

Documentos necessários

Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara e, no horário marcado, comparecer na Unidade com os seguintes documentos físicos:

– Carteira de Identidade e CPF;

– Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;

– Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc).

– Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

Veja mais notícias

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem