ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores discutem atenção básica e UPA Sede na secretaria de Saúde

4 de fevereiro de 2022, por lorena.carazza

Mais uma vez a destinação da Upa Sede – Unidade XVI foi tema de discussão em plenário. Na última reunião ordinária da Câmara, realizada na manhã de terça-feira (01/02), o vereador Daniel Carvalho (PL) questionou o fechamento da unidade em novembro do ano passado, mesmo depois de várias reuniões com o Executivo, população, Conselho Municipal de Saúde e a Câmara. 

Daniel relembrou que em outubro de 2021, depois de muita polêmica sobre o possível fechamento da Unidade XVI, a Prefeitura se comprometeu em não fechar a unidade, que passaria, no entanto, por reformas e adaptações para acomodar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD).

“Estou realmente tentando entender esse fechamento, em novembro. Até mesmo porque vivemos ainda um período pandêmico, a própria prefeita falou hoje, aqui, que as UBSs da cidade estão lotadas e que essa semana tivemos um aumento de 200% de casos de Covid na região meltropolitana”, questionou. 

No mesmo sentido, o vereador Hugo Vilaça (Avante) disse que, em conversa recente com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, o mesmo havia garantido que a Upa Sede não fecharia. “Escola e unidade de saúde são coisas que não se fecham”, reclamou.

O presidente Alex Chiodi (Solidariedade) também se manifestou a respeito do tema, reivindicando explicações da Secretaria de Saúde sobre a Upa Sedel. O presidente disse, ainda, que não há indícios do início da reforma que seria feita na Unidade, e lamentou o fechamento de um equipamento de saúde no meio da pandemia. “Estou desde a semana passada aguardando uma audiência com a secretaria de Saúde para discutir o tema. Convido a Comissão de Saúde da Casa e os demais vereadores a participarem deste encontro”, disse.

Encontro da Secretaria de Saúde

Um dia após as discussões em plenário, o presidente Alex Chiodi, acompanhado do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, vereador Vinícius Faria (Republicanos), e dos vereadores Moara Saboia (PT), Ronaldo Babão (Cidadania) e Daniel Carvalho, esteve na secretaria de Saúde para discutir a questão da Upa Sede.

Recebidos pelo secretário de Saúde e por uma equipe da secretaria, os vereadores externaram preocupação com o futuro da Upa Sede. Chiodi disse que o momento da saúde em Contagem é delicado e que os vereadores têm escutado cobranças e reclamações por parte da população, especialmente moradores da região da Sede, que não se conformam com o fechamento da Upa. 

Outra reivindicação foi a permanência do atendimento de urgência e emergência da Upa Sede, mesmo depois que for concluída a sua reforma e adaptação para abrigar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os vereadores, é possível oferecer aos cidadãos da região da Sede um serviço de atenção primária e também de pronto atendimento, levando em consideração a robustez da estrutura do local. 

Outra ideia dada pelos parlamentares foi a manutenção do horário estendido de atendimento no local. Desde 28 de dezembro do ano passado, com o propósito de acelerar e melhorar o atendimento dos pacientes com sintomas gripais leves, a Prefeitura ampliou o horário de algumas UBSs – para até 20h, em dias de semana – visando à diminuição no tempo de espera por atendimento a pacientes com síndrome gripal nas Upas.

Os vereadores cobraram também reformas e melhorias nas demais Unidades Básicas de Saúde da cidade, além da reabertura imediata da Unidade localizada dentro do Ceasa Minas, inaugurada em 2018. Vinícius Faria cobrou a presença da Secretaria de Obras na Câmara, a fim de listar as necessidades de reformas e reparos nas UBSs da cidade. 

Por fim, Chiodi sinalizou a necessidade da colocação de uma faixa ou qualquer tipo de informativo na porta da Unidade XVI, para que a população esteja ciente de que o local em breve passará por reformas e voltará a atender a demanda da Saúde da regional Sede.

O secretário explicou que o projeto de reforma da Unidade XVI já está pronto e aprovado, aguardando somente a execução pela secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Fabrício concordou com a necessidade da sinalização de reforma da UPA, como forma de dar satisfação sobre o fechamento temporário da unidade à população.

Sobre o horário estendido de atendimento, o secretário explicou que após a reabertura da Unidade XVI – que vai garantir, a princípio, uma UBS e um Caps, sem pronto atendimento –  poderá ser colocado em prática desde que o município consiga recursos do programa federal “Saúde na Hora”. A extensão de horário praticada atualmente é, de acordo com o Secretário, muito dispendiosa para o Executivo, que ainda não conta com apoio financeiro do Governo Federal para este fim.

Com o “Saúde na Hora”, o Governo Federal destina recursos financeiros aos municípios e Distrito Federal para a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades de saúde habilitadas vão receber, até dezembro de 2022, mais de R$110 milhões para garantir atendimento à população durante um período maior.

Por fim, ficou programada, em data e horário ainda a serem definidos, uma reunião conjunta, na Câmara, com as secretarias de Saúde e de Obras, com o objetivo de listar todas as intervenções estruturais programadas e as demandadas nos diversos equipamentos de saúde de Contagem. 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem